Executiva da CUT/MG define agenda do primeiro semestre

Manifestação em Brasília e Plataforma Política estão entre as ações mais imediatas

A Gestão 2009/2012 da Central Única dos Trabalhadores/MG realizou, na última terça-feira (dia 23 de fevereiro), a Reunião Ordinária Executiva, no auditório do Sindsaúde, na Região Central de Belo Horizonte. No encontro, dirigentes da capital e do interior definiram a agenda para o primeiro semestre de 2010. O próximo encontro está marcado para o dia 16 de março, às 10 horas, e deve ser na sede de outra entidade filiada à CUT/MG, uma forma de incentivar a participação dos sindicatos na organização e nos debates da Central. Veja abaixo as deliberações da reunião.

Luta pelas 40 horas semanais caravana da CUT/MG a Brasília

Após análise de conjuntura, feita pelo presidente da CUT/MG, Marco Antônio de Jesus, a Executiva deliberou a participação na agenda de 8 a 11 de março, que faz parte das nove semanas de ocupação do Congresso Nacional, em Brasília, para que a PEC 231/95 entre em pauta e seja aprovada. A PEC prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem perda salarial. A CUT/MG vai enviar ofício aos sindicatos filiados para que as entidades indiquem os dirigentes que vão ao Distrito Federal para participar do protesto, que repetirá a estratégia adotada em janeiro e fevereiro – abordagem dos parlamentares no aeroporto, vigília no Congresso e visitas aos gabinetes. Por determinação da CUT Nacional, a caravana de Minas Gerais deverá ter 80 pessoas, divididas em dois ônibus. Como responsável pela infraestrutura, organização e coordenação da caravana, a CUT/MG vai avaliar com as entidades filiadas a possibilidade de compartilhamento das despesas com transporte e estadia.

Comissão vai construir proposta de Plataforma Democrática

A Executiva da CUT/MG constituiu uma comissão para resgatar as propostas definidas na Jornada pelo Desenvolvimento e atualizá-las na Plataforma Democrática, juntamente com as proposições da CUT Nacional. A comissão tem até 15 de março para receber as propostas das entidades filiadas e vai apresentar um documento no Encontro Estadual das Coordenações dos Movimentos Sociais, no dia 26 de março. O grupo tem até o dia 15 de abril para promover um debate e definir a Plataforma Democrática da CUT/MG, que será levada à Assembleia Nacional das Classes Trabalhadoras, no dia 1º de junho, em São Paulo. A comissão é formada por Marco Antônio de Jesus, presidente da CUT/MG; Carlos Magno de Freitas, secretário geral; Ederson Alves da Silva, secretário da Juventude; e Lourdes Vasconcelos, secretária de Formação.

Neutralidade em eleições dos Correios em JF

A CUT/MG decidiu por referendar a decisão da Regional de Juiz de Fora e optou pela neutralidade nas eleições para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores dos Trabalhadores e Empregados nos Correios, Telégrafos e Similares (Sintect/JFA). Após intenso debate sobre a composição das chapas 1 e 2, nenhuma delas demonstrou ser puramente CUTista. Mesmo assim, os dirigentes sindicais estão liberados para apoiar e fazer campanha para qualquer uma das chapas. De acordo com o secretário geral da CUT/MG, Carlos Magno de Freitas, a eleição do Sintect/JFA antecede a deliberação da CUT Nacional, definida em fevereiro, de que, em caso de duas chapas reivindicando a chancela CUTista, a questão deve ser resolvida com uma convenção. “Precisamos também debater como podem ser feitas as alianças nas eleições”, alerta Carlos Magno.

Reunião faz diagnóstico financeiro

O presidente da CUT/MG, Marco Antônio de Jesus, o secretário geral, Carlos Magno de Freitas, e o tesoureiro Marco Túlio da Silva reúnem-se na próxima terça-feira (2 de março) para fazer um diagnóstico financeiro da Central. Os dirigentes vão analisar a estrutura de funcionamento da sede, levantar as previsões de receitas e gastos e a situação financeira das entidades filiadas à CUT/MG. O resultado da análise vai ser apresentado na reunião da Executiva do dia 16 de março.

Participação nos conselhos passará por revisão

A CUT/MG, por intermédio da Secretaria Geral, vai revisar e reestruturar a participação da Central nos conselhos municipais e estaduais, conforme deliberação da Reunião Ordinária Executiva. Um debate interno definirá os nomes dos representantes e como eles vão levar a política que a entidade quer implementar nos conselhos. A proposta de revisão e reestruturação vai ser apresentada nas reuniões de 2 e 16 de março.

Disponível em <https://sindifes.org.br/caravana-lula-receba-os-tae/> Acesso: 26/04/2024 às 19:15