FASUBRA Sindical entrega Plataforma Programática e Eleitoral ao candidato Lula

A FASUBRA Sindical, seguindo a deliberação da Plenária Nacional, entregou a proposta de plataforma política dos técnico-administrativos em educação para o candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Federação é protagonista porque é a primeira entidade dos servidores públicos federais a entregar a plataforma com propostas de governo para o candidato do PT à Presidência da República.

O encontro aconteceu na quinta-feira (18/8), em Belo Horizonte/MG, antes do comício na Praça da Estação. Além da entrega da pauta de reivindicações, a Diretoria Nacional (DN) da FASUBRA solicitou ao candidato uma reunião com as entidades dos SPFs e também a retomada da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

A última Plenária Nacional aprovou o apoio à candidatura de Lula. Para a DN FASUBRA é urgente defender a democracia, o serviço público e eleger Lula já no primeiro turno.

Entre as propostas do documento estão:

✔ Revogação da Emenda Constitucional 95;

✔ Revogação da Reforma Trabalhista;

✔ Revogação da Reforma da Previdência;

✔ Não à Reforma Administrativa (PEC32);

✔ Por uma reforma tributária que torne o sistema mais justo e progressivo, com taxação de lucros e dividendos, grandes fortunas e desoneração do salário;

✔ Defesa da Educação gratuita e de qualidade, como direito público social de todos os cidadãos e cidadãs, responsabilidade do Estado;

✔ Implementação do “Projeto Universidade Cidadã para os Trabalhadores”;

✔ Exclusividade dos recursos públicos para instituições públicas oficiais;

✔ Defesa da Autonomia Universitária, em todas as instituições públicas de ensino

Superior;

✔ Abertura imediata de concursos públicos, via RJU, para recomposição do quadro de servidores;

✔ Fim de intervenções do Ministério do Economia e de órgãos de controle;

✔ Revogação da Reforma do Ensino Médio e ampla discussão nacional sobre a crise do Ensino Médio, para garantir oportunidades efetivas para a Juventude, com educação de qualidade;

✔ Imediata recomposição orçamentária das instituições federais de ensino;

✔ Defesa da democratização das universidades, no acesso, gestão e permanência estudantil;

✔ Defesa da manutenção das políticas de cotas sociais e raciais;

✔ Defesa do PNE;

✔ Defesa do Fundo Social do Pré-sal com destinação a saúde e a educação;

✔ Pela revogação da Lei que criou a EBSERH;

✔ Pela paridade entre ativos e aposentados;

✔ Não ao pagamento da Dívida Externa;

✔ Auditoria da dívida pública.

A DN da FASUBRA informa ainda que nos próximos dias atualizará a plataforma, frente aos novos elementos da conjuntura acrescentando alguns pontos, como a defesa da democracia. A DN também encaminhará a plataforma aos demais candidatos do campo da esquerda, conforme deliberado na plenária. Participaram do encontro representantes da DN e do Sindifes.

Veja a Plataforma Programática e Eleitoral da FASUBRA na íntegra.

Disponível em <https://sindifes.org.br/tae-da-base-do-sindifes-se-unem-as-servidores-publicos-para-protestarem-por-melhores-condicoes-de-trabalho-e-vida-e-contra-as-privatizacoes/> Acesso: 19/04/2024 às 07:48