Future-se é criticado por ser ‘estar fora da realidade das universidades’ em Audiência Pública na ALMG

O Future-se foi duramente criticada durante a Audiência Pública, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada na tarde desta terça-feira, dia 9, a pedido da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto que, segundo o governo federal, pretende resolver a situação financeira das universidade foi questionado por deputados federais, estaduais, professores, técnico-administrativos e estudantes. Uma das críticas mais repetidas foi a falta de clareza quanto ao financiamento e a quantidade de medidas inconstitucionais e ilegais que o projeto prevê.

A audiência foi aberta pela deputada estadual, Beatriz Cerqueira (PT-MG) que informou que o Ministro da Educação foi chamado à participar ou a enviar um representante, porém não o fez. Beatriz ainda lembrou da audiência pública em Diamantina, sobre a nomeação do reitor, “precisamos debater a importância de se respeitar a Democracia em todos os locais e não apenas onde é conveniente. Não podemos aceitar que o pacto democrático seja quebrado”.

A deputada federal e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão (PT-MG) avaliou o Future-se como um projeto feito por pessoas despreparadas, mal intencionadas e descoladas do presente e da realidade das universidades. “Não apresente uma proposta material que alguém possa levar a sério. Grande parte do que está no projeto as universidade já o fazem. No caso da inovação, seis, das dez principais startups unicórnios (que tem alto potencial de rentabilidade) são da USP. O problema não é gestão, inovação ou internacionalização, é de financiamento”, afirmou.

O deputado estadual professor Cleiton (PSB-MG) indagou o que justifica a contratação de entidades para intermediar a relação direta entre as Ifes e o MEC e quais os critérios que vão definir as organizações sociais aptas a participar do programa e embasar o repasse de recursos públicos e a doação de patrimônio às OSs. “Quando falamos de governança, as universidade já são modelos”, disse ele.

O Pró-reitor de Administração da UFMG, professor Maurício Garcia, contou que a Universidade já avaliou o projeto Future-se e não encontrou nada que possa ser assinado. “O projeto é tão ruim que não tem nem consistência para ser negado. Muda 17 leis e não muda a lei da OS. Organização Social não apoia, como diz no projeto, ela realiza. Vamos entregar a autonomia das universidade para uma OS”, analisa o pró-reitor. A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, lembrou que as universidades tem um forte impacto nas cidades e regiões que estão instaladas movimentando a economia e o crescimento regional. “Não precisamos do Future-se, temos o Plano Nacional da Educação para fazer frente a este projeto. Pois de futuro, este projeto não tem nada”, finaliza.

Como o Ministério da Educação não enviou representante para debater sobre o Future-se os questionamento levantados durante a audiência foram encaminhados para que o ministro da pasta esclareça os pontos. Este encaminhamento foi aprovado por unanimidade pelos deputados presentes.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free