Governo abrirá negociações com as servidoras e servidores públicos no dia 7/2

A FASUBRA Sindical participou nesta segunda-feira (30/1), no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), de reunião preparatória para a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que ocorrerá no próximo dia 7/2, às 10h, no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios. O encontro contou com as presenças da ministra do MGI, Esther Dweck, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, e demais assessores.

A FASUBRA Sindical e representantes de entidades do FONASEFE e do FONACATE cobraram que o governo acelerasse a proposta de recomposição salarial das categorias e a revogação de vários decretos, portarias e instruções normativas que atingem os servidores públicos federais, como a Portaria 10.723/2022. De acordo com o governo, será analisado o que já se pode apresentar na reunião do dia 7/2.

O evento de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente na próxima terça-feira (7/2) contará com a presença de nove ministros de Estado e representantes das entidades das servidoras e servidores públicos, além das centrais sindicais e parlamentares. Ficou definido que cada entidade integrantes do FONASEFE e FONACATEE poderá participar com dois representantes. Na ocasião será oficialmente aberta as negociações com as categorias.

A reunião de ontem foi apenas o início das discussões sobre a formalização da Mesa de Negociação com o serviço público. O próprio presidente Lula, em evento no Palácio do Planalto no último dia 18, reconheceu a defasagem salarial das servidoras e servidores do Executivo. “O nosso lema é união e reconstrução desse país porque pegamos o país semidestruído. A Comissão de Transição encontrou todas as áreas do governo muito, muito fragilizadas. Para dar um exemplo o servidor público federal ficou sete anos sem receber um aumento de salário”, destacou.

Nesta terça-feira (31/1), as entidades do FONASEFE e do FONACATE promoveram um tuitaço pela manhã e à tarde uma live intitulada “Dia Nacional de Mobilização – pelo reajuste salarial dos servidores públicos federais”. O coordenador-geral da FASUBRA Marcelino Rodrigues representou a Federação na reunião de ontem e na live de hoje. Para Marcelino, o momento é muito importante, pois é o recomeço da campanha das entidades, um momento em que começam a abrir as negociações. Confira a live na íntegra: https://bit.ly/3jfGmTx.

Fotos: Edu Andrade.

Disponível em <https://sindifes.org.br/tae-da-base-do-sindifes-se-unem-as-servidores-publicos-para-protestarem-por-melhores-condicoes-de-trabalho-e-vida-e-contra-as-privatizacoes/> Acesso: 19/04/2024 às 22:39