[IFMG] Conif seleciona servidores e alunos para programa de conversação na Espanha

Inscrições podem ser feitas até o dia 13 março. São disponibilizadas 15 vagas, sendo 10 para cadastro reserva. Atividades na Espanha terão início em outubro.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está com inscrições abertas, até 13 de março, para a chamada pública que vai selecionar assistentes de conversação na Espanha, em parceria com a Embaixada do país.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico. É preciso atentar para os documentos exigidos, conforme item 6 do edital. A seleção vai ser feita em uma única etapa, eliminatória e classificatória, por meio de análise da documentação enviada.

O Programa de Assistentes de Conversação na Espanha tem por objetivo oportunizar a familiarização com a língua e a cultura, contribuindo para enriquecer o ambiente educacional nos estabelecimentos de ensino na Espanha com a diversidade linguística e cultural do Brasil.

Podem se candidatar servidores efetivos e estudantes graduados ou graduandos em Licenciatura em Letras, Letras – Português, Letras – Português/Espanhol ou Letras – Espanhol de instituições da Rede Federal vinculadas ao Conif. São disponibilizadas 15 vagas, sendo 10 para cadastro de reserva. É necessário possuir proficiência mínima em espanhol de nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

Os selecionados vão atuar nos estabelecimentos escolares sob a supervisão de um professor efetivo, com carga horária entre 12 e 16 horas semanais. É necessário possuir passaporte vigente para tramitar o visto junto à Embaixada da Espanha (as providências para o visto ficarão a cargo do candidato).

A ajuda de custo mensal é de, no mínimo, 800 euros mensais, sendo que este valor pode aumentar em função do número de horas de trabalho e da Comunidade Autônoma de destino. O assistente brasileiro terá direito a seguro médico (cobertura sanitária) no período de vigência do programa. Já a aquisição de passagens aéreas será de responsabilidade do participante.

Resultado preliminar e o resultado final serão divulgados no site oficial do Conif: https://portal.conif.org.br/editais.

Dúvidas e informações adicionais: [email protected]


Disponível em <https://sindifes.org.br/cefet-mg-realiza-assembleia-sindical-geral-nesta-quarta-25/> Acesso: 26/06/2025 às 04:01