Informes da reunião realizada com a diretoria do HC–UFMG

A Direção do SINDIFES reuniu-se com a Diretoria do Hospital das Clínicas para uma reunião emergencial para tratar de dois assuntos de grande impacto no Hospital nas últimas semanas. Estavam presentes pela Direção do HC o Dr. Alexandre, Elisete e Renata, e pelo SINDIFES, Cristina e Maristela.

O Diretor do HC iniciou a reunião explicando sobre o término do contrato com a empresa que ganhou a licitação e fez a contratação das pessoas que trabalharam como flebotomistas. Alexandre explicou que a empresa não renovaria o contrato, pois o valor pago mensalmente não estava cobrindo os custos e estava provocando prejuízo financeiro a mesma. Ela fez proposta de um aditivo ao contrato com valor maior, o que não é permitido por lei. O Diretor ainda nos informou que o HC teve muitos problemas de repetição de exames pela falta de cuidado e de preparo das pessoas que coletavam o sangue.

Diante da situação apresentada no Setor de Coleta, a Direção do HC se reuniu com a Direção da EBSERH e fez quatro solicitações:

1) autorização para contratação emergencial temporária para resolver o problema;
2) autorização para convocação de concursados com os cargos de técnicos de laboratório e de enfermagem, para reforçarem o quadro de trabalhadores efetivos da EBSERH, que poderão ser lotados no Setor de Coleta;
3) autorização para liberação de horas extras;
4) autorização para liberação de APH.

Todas as solicitações foram aprovadas pela Diretoria da EBSERH.

A Diretoria do HC informou que as horas extras e a APH já foram liberadas para os trabalhadores EBSERH e RJU. A contratação temporária já está sendo providenciada e a convocação dos concursado também está em curso.

Foi destacado na reunião que para trabalhar no Setor de Coleta de Materiais não há a exigência de curso na área e nem regulamentação sobre esta profissão, apesar dela existir.

As pessoas que serão lotadas no Setor poderão ser servidores RJU e trabalhadores da EBSERH, contratados para este fim ou que serão removidos a pedido, desde que participem do processo de remoção que será aberto.

Enquanto a situação não se resolve definitivamente, a Diretoria do HC realizou reunião com as chefias dos setores de UTI, CTI, CTI Pediátrico, Neonatologia, CTI OS e acertou que as equipes de enfermagem e médicas realizem a coleta dos pacientes internados nestes setores, principalmente porque os profissionais são assistencialistas.

A Diretoria do HC deixou claro e garantiu que esta situação é emergencial e temporária e que na expectativa dele será resolvida até o final de junho de 2023 com a contração, via concurso EBSERH, de mais 35 vagas abertas que serão preenchidas para resolver definitivamente a situação do Setor de Coleta.

Outra garantia dada pela Diretoria do HC é que as equipes de enfermagem das unidades de internação não farão coletas de nenhum tipo de exame, já que a coleta continuará a ser realizada pelos profissionais que se encontram no Setor de Coleta.

O segundo assunto a ser abordado na reunião foi o problema da falta de insumos no Hospital. A Diretoria do HC relatou que em âmbito nacional a EBSERH está com dificuldade para a compra de insumos no mercado. A maior dificuldade é com a falta de insumos no mercado brasileiro, a segunda é que a grande maioria dos insumos são importados e não tem no Brasil, a terceira é o preço dos insumos que aumentou assustadoramente, já que o preço é em dólar. Por isso, a dificuldade nos processos de licitação para a compra dos insumos. E, finalmente, o problema com o descontrole do estoque, que a gestão já mapeou e está intervindo para sanar e normalizar a distribuição e o controle.


Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-convoca-tae-do-hc-ufmg-para-assembleia-no-dia-12-de-setembro/> Acesso: 29/04/2024 às 10:43