Nota ao Conselho Universitário e Comunidade Acadêmica da UFVJM

Na última sexta-feira (13) a comunidade acadêmica da UFVJM recebeu um e-mail da atual equipe que ocupa a reitoria, restringindo as despesas devido ao contingenciamento orçamentário. O e-mail escancara, de modo dramático, o desmonte da universidade,atacando as condições objetivas, principalmente, das atividades de extensão e pesquisa,mas também afetando o ensino, as condições de trabalho e estudo da UFVJM.

O conjunto de medidas apresentadas desestrutura um projeto de universidade que articula ensino-pesquisa-extensão e tende a reduzir a UFVJM. A universidade não pode se limitar a sala de aula. Além disso é anunciado a ” Redução dos contratos de serviços terceirizados (limpeza,manutenção, apoio, vigilância/portaria/vigia, motorista, entre outros), criando um clima de provável redução dos postos de trabalhos dos terceirizados e/ou de intensificação das tarefas dessas trabalhadoras e trabalhadores, em sua maioria pais, mães e jovens das camadas mais pobres, ameaçando a vida dessas famílias que dependem dos seus salários.Compreendemos que tudo isso é reflexo de uma cascata de corte se ataques a educação ea os direitos sociais, entre eles a Emenda Constitucional 95 que limita o teto dos gastos; a transferência do orçamento da educação para emendas parlamentares; a nomeação de um reitor sem a legitimidade do voto da comunidade da UFVJM.

Não podemos ficar calados. Temos que lutar para retomar nossa autonomia universitária,garantir as condições de trabalho e estudo, lutar pelos recursos públicos, cortados pelo governo federal e pela defesa do emprego d@s terceirizad@s. Todas essas lutas são necessárias para recolocamos a universidade no centro da transformação social, econômica e intelectual nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste de Minas.

ADUFVJM–SINDIFES-DCE-UFVJM-APG-UFVJM

16 de setembro de 2019

Disponível em <https://sindifes.org.br/reitoria-da-ufvjm-divulga-nota-em-apoio-a-greve/> Acesso: 25/04/2024 às 02:17