Nota da direção sobre a participação do SINDIFES nas atividades da CONAPE

O SINDIFES esclarece que devido à realização da Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE 2018), importante momento da luta unificada de todos os setores que defendem a educação pública e que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, em Belo Horizonte, este Sindicato não está reforçando a chamada para participação da Categoria na paralisação orientada pela FASUBRA Sindical no dia 23 de maio. Ainda, a Paralisação Nacional votada no CONFASUBRA estaria condicionada à participação também de outras entidades e categorias vinculadas ao Fórum Nacional dos Servidores Públicos (FONASEFE), o que de fato não está ocorrendo, pois as demais entidades não estão indicando a manifestação unificada para esta data.

Organizando a CONAPE

Como uma das entidades integrantes da Comissão Organizadora da CONAPE em Minas Gerais, o SINDIFES está focando nossos esforços e recursos para organizar a participação dos Técnico-Administrativos em Educação na Conferência, dando continuidade ao trabalho realizado durante os últimos meses nas etapas municipais e etapa estadual da Conferência. Neste sentido, divulgou amplamente a CONAPE, convidando a todos os interessados para se inscreverem na Conferência, como delegado e ou observador/ouvinte.

A direção do SINDIFES acredita que a CONAPE é um momento ímpar de organização do setor de Educação para o enfrentamento do golpe e das políticas de sucateamento das Instituições Públicas de Ensino. É um espaço verdadeiramente democrático de debate e construção da defesa da Educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada.

Presença na luta

A direção do SINDIFES informa, ainda, que nunca se furtou a fazer a luta nas diversas situações de resistência e enfrentamento, sempre que necessário. Inclusive, houve momentos em que o Sindicato caminhou sozinho a construção de greves e paralisações, por entender a urgência da nossa Categoria se posicionar frente aos ataques, à exemplo da resistência à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, posteriormente PEC 55 e atual Emenda Constitucional (EC) 95, que reduz e congela recursos da educação e da saúde. Entretanto, neste momento, é preciso somar esforços às entidades da área de Educação, e a CONAPE que se constitui como instrumento central nesta luta e por isso é preciso priorizá-la.

Neste sentido, convocamos a Categoria a participar da passeata na abertura da CONAPE, no dia 24 de maio, com concentração a partir das 14h, na Praça da Liberdade. A saída será às 16h e o percurso passará pelas ruas Av. João Pinheiro, Av. Álvares Cabral, Av. Afonso Pena, Av. dos Andradas e Praça da Estação.

Disponível em <https://sindifes.org.br/video-reportagem-contee-mostra-como-foi-a-conape/> Acesso: 26/04/2024 às 08:25