NOTA DE REPÚDIO CONTRA O CORTES DE ÁRVORES NO ENTORNO DA UFMG

Nota de Repúdio

O SINDIFES repudia veementemente a destruição do meio ambiente na Região da Pampulha, no entorno do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, com o corte de 12 árvores e a tentativa de cortar outras 51. Essas árvores, que incluem Ipês, Pau-ferros e Flamboyant, são centenárias e fundamentais para a preservação e o equilíbrio ambiental da região, além de integrarem o visual harmônico da região.

Em um momento em que buscamos intensificar a arborização urbana para melhorar a qualidade de vida da população, garantindo umidade atmosférica adequada, redução de ruídos, controle da velocidade dos ventos e melhoria da qualidade do ar, é inaceitável que a Prefeitura de Belo Horizonte promova ações que vão contra a preservação do meio ambiente.

Embora prometam plantar 688 árvores para compensar os cortes, isso não justifica a destruição do ecossistema já existente, já que as mudas que serão plantas podem não sobreviver e se sobreviveram vão levar pelo menos 20 anos para chegar ao atual estágio das árvores ceifadas. Além disso, a compensação não leva em conta os impactos da poluição gerada pelo evento Stock Car, incluindo a queima de combustíveis fósseis, poluição sonora e o alto consumo de derivados de plástico pelos participantes.

É importante destacar que a escolha do local para o evento parece atender apenas aos interesses monetários de seus realizadores, ignorando a oposição dos moradores, da comunidade e gestão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), das empresas e comerciantes locais, que já se manifestaram contra a corrida no local.

Ao redor da pista, estão localizadas, há décadas, importantes instituições, como o Hospital Veterinário, os biotérios de criação de animais para importantes pesquisas, a Estação Ecológica e o Centro Esportivo Universitário, e uma gama de atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMG, que serão fortemente impactadas pela realização do evento.

Com a duração prevista de quatro dias, entre treinos e provas, sem contar os dias de montagem e desmontagem das estruturas, e considerando que esse evento está com previsão de acontecer nos próximos 5 anos, os danos ao ecossistema e a comunidade da região, serão duradouros, principalmente para o meio ambiente.

Por fim, é inadmissível que a Prefeitura de Belo Horizonte esteja disposta a gastar R$ 20 milhões em obras para sediar um evento privado, como foi denunciado em audiência pública na última quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Esse dinheiro poderia ser investido em melhorias para a população, em vez de ser utilizado para beneficiar interesses particulares.

Diante do exposto, o SINDIFES se posiciona veementemente contra a realização do evento de corridas de Stock Car no entorno do Estádio do Mineirão e da UFMG e exige que as autoridades responsáveis reconsiderem essa decisão em respeito a comunidade local e ao meio ambiente.

Diretoria Executiva Colegiada do SINDIFES

Disponível em <https://sindifes.org.br/eleicoes-sindifes-guia-do-eleitor/> Acesso: 29/04/2024 às 16:12