Novembro Negro Literário: confira a lista completa de indicações do SINDIFES
Em novembro é celebrado o Mês da Consciência Negra. Para conscientizar e reforçar os Trabalhadores e Trabalhadoras da nossa Categoria sobre a importância da luta antirracista, O SINDIFES, por meio da pasta de Políticas Sociais e Antirracismo do SINDIFES e do GT-Antirracismo, preparou uma seleção de livros que abordam as questões raciais e que podem ser encontrados em nossa biblioteca.
A curadoria foi feita por Wellington Marçal de Carvalho, bibliotecário e vice-diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG com apoio do Raimundo Fábio Alves, TAE da UFMG e integrante da diretoria do SINDIFES. A seleção contém obras de nomes importantes para a academia brasileira, como Milton Santos e Nilma Lino Gomes, além de dois volumes da coleção “História Geral da África”, produzida pela UNESCO.
Os empréstimos podem ser feitos por filiados e filiadas na sede do Sindicato, mediante agendamento feito na secretaria.
Confira a lista completa de livros com suas respectivas sinopses.
- O Racismo É Um Tema Sindical: Desenvolvendo Uma Resposta Dos Sindicatos Do Setor Público – A Declaração do Encontro ISP reafirma o compromisso sindical de combater o racismo, mobilizar trabalhadores indígenas e afro-descendentes, e lutar por igualdade.
- Negritude : Usos E Sentidos – A negritude, como conceito e movimento ideológico, aborda a identidade negra e sua complexidade histórica, sociocultural e psicológica.
- Igualdade: Faz a Diferença! Políticas Para A Igualdade Racial E Combate À Discriminação – O livro destaca a Abolição da Escravatura de 1888, a ausência de suporte pós-abolição e a marginalização dos descendentes de escravos.
- Mulher Negra – Olhos Atentos E Firmes Na Luta Por Espaço E Respeito Na Sociedade Brasileira – O livro destaca a importância do 25 de julho para mulheres negras na luta por igualdade de gênero e visibilidade contra a discriminação.
- A Natureza Do Espaço – Neste livro Milton Santos analisa o espaço geográfico, contrapondo a globalização ao poder humano dos lugares, buscando um futuro melhor.
- História Geral Da África I – Metodologia E Pré-História Da África – A Coleção da História Geral da África destaca a rica história africana, reforça laços com o Brasil e promove a educação étnico-racial.
- Afirmando direitos: Acesso e permanência de jovens negros na universidade – O Programa Ações Afirmativas da UFMG apoia alunos negros na graduação e pós-graduação, promovendo diversidade e igualdade.
- África-Brasil-África – Prof. Carlos Moore propõe que a África pode ajudar o Brasil a alcançar uma democracia multirracial e estabilidade global.
- A África que incomoda sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro – Carlos Moore aborda a cooperação política Brasil-África, o ensino da História da África no Brasil e a descolonização da África.
- Memórias e percursos de professores negros e negras na UFMG – O livro destaca a trajetória e desafios de professores negros na UFMG, abordando discriminação racial e a luta por igualdade.
- Superando O Racismo Na Escola – O livro “Superando o Racismo na Escola” oferece estratégias para professores combaterem o racismo e promoverem igualdade na educação.
- Diáspora Negra No Brasil – O livro “Diáspora Negra no Brasil” explora as contribuições culturais dos centro-africanos, oferecendo novas perspectivas sobre crioulização.
- Psique Negritude – Os Efeitos Psicossociais Do Racismo – O livro aborda a humilhação racial como sofrimento histórico e sugere enfrentamento psicológico e político para superá-la.
- A Clara Cor Da Noite Escura – “A clara cor da noite escura” explora a identidade e cultura negra por meio de imagens e palavras, destacando rituais e festas.
- História Geral Da África Viii – África Desde 1935 – A Coleção da História Geral da África destaca a importância das civilizações africanas e fortalece os laços entre Brasil e África.
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/novembro-negro-literario-confira-a-lista-completa-de-indicacoes-do-sindifes/> Acesso: 26/01/2025 às 12:55