Os TAE da UFMG deliberam pelo NÃO RETORNO das atividades 100% presencial no dia 10 de janeiro

A Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG deliberou, em Assembleia Sindical Geral, o não retorno às atividades presenciais no dia 10 de janeiro de 2022 e a negociação da retomada segura às atividades 100% presenciais condicionadas às condições sanitárias e ao retorno dos estudantes e professores. A assembleia, realizada nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, por meio do aplicativo Zoom Meetings teve mais de 270 participantes simultâneos.

Participaram da Assembleia, os representantes do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, a professora Cristina Alvim e o professor Unaí Tupinambás. Eles responderam a todos os questionamentos colocados pelos presentes.

O convite para a participação do Comitê foi proposta da Assembleia do dia 9 de dezembro, onde foi levantada a questão de haver um possível surto de COVID-19 no ICB-UFMG. Os membros do Comitê afirmaram que não ocorreu surto de COVID no ICB.

Após mais de duas horas de discussão a Categoria aprovou, por unanimidade, os seguintes encaminhamentos:

• NÃO RETORNO DE 100% NO DIA 10/01/2022, levando em consideração as condições sanitárias:
  1. o surgimento e descoberta da nova variante do COVID-19 conhecida como Ômicron;
  2. a necessidade da terceira dose da vacina para os trabalhadores da educação e para toda a população a partir do final de janeiro;
  3. a falta de infraestrutura adequada, conforme os protocolos de segurança, das salas e setores das unidades acadêmicas e  ou órgãos da UFMG;
  4. as dificuldades de implementação dos protocolos de biossegurança, em relação a estrutura das salas e setores das unidades acadêmicas e  ou órgãos da UFMG, principalmente no que diz respeito a obras e a circulação do ar, ou seja, ventilação;
  5. distribuição de EPIs, entre eles, a máscara.
  • Retorno de 100% uma semana antes do retorno presencial das aulas;
  • Assembleia no dia 10 de janeiro para retorno da conversa e negociação da Comissão com a Reitoria.

Os nomes indicados pela base para compor a Comissão são:

1. Bruno Henrique Brito Bicalho (ICB)
  2. Luan Carvalho Martins (IGC)
  3. Michelle Helene Machado de Souza (ICB)

Disponível em <https://sindifes.org.br/caravana-lula-receba-os-tae/> Acesso: 27/04/2024 às 01:54