Projeto entre CEFET-MG e BHTrans visa melhorar trânsito
Para melhorar o acesso ao Campus I do CEFET-MG, a instituição está elaborando um projeto para instalação de uma nova portaria para a entrada de pedestres, que será localizada na rua Alpes. Associado à nova entrada tornou-se importante pensar em um tratamento diferenciado para o entorno dessa área. Para tanto, juntamente com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A – BHTrans, iniciou-se o projeto de adequação.
A necessidade surgiu a partir do transtorno causado na avenida Amazonas, único acesso para os veículos e pedestres, pelo embarque e desembarque de alunos e pela entrada de veículos. Em reunião com a BHTrans, no dia 14 de fevereiro, da qual participaram o assessor do Diretor-Geral prof. Adilson Lopes de Oliveira e o coordenador do curso de Transporte e Trânsito, prof. Guilherme de Castro Leiva, com representantes do CEFET-MG, ficaram determinadas duas etapas para o projeto de adequação.
O prof. Guilherme explica que a primeira fase, de relevância imediata, é de levantamentos da área para viabilizar a implantação da nova portaria, que se localizará ao lado do antigo refeitório. A segunda fase possui um objetivo mais amplo, que é a requalificação urbanística do entorno, dando enfoque para a circulação viária, calçadas, iluminação, dentre outros.
Segundo o prof. Guilherme de Castro, alunos do último ano do curso técnico de Transporte e Trânsito dos turnos da manhã e noite participarão da elaboração do projeto. Os discentes contribuirão por meio de trabalhos, que discutirão e aplicarão os dados e levantamentos, realizados nas disciplinas de projetos. A BHTrans dará suporte, com fornecimento de dados e palestras. Por meio dos trabalhos, os docentes selecionarão um projeto ou ideias que serão enviadas à BHTrans para adequação e viabilização.
Ainda não há prazos para a entrega do projeto. No entanto, o prof. Guilherme de Castro afirma que em maio os alunos começarão as atividades, e em pouco tempo será finalizada a primeira parte. A expectativa é que os mesmo alunos dêem continuidade à etapa seguinte.
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/atualizacao-dos-valores-na-contribuicao-sindical/> Acesso: 06/07/2025 às 21:25