Seminário discutiu segurança, direitos e oportunidades das mulheres nas universidades

Seminário discutiu segurança, direitos e oportunidades das mulheres nas universidades 1
O SINDIFES realizou, no dia 7 de julho, o Seminário: “As Mulheres no Ambiente Universitário: Direitos, Segurança e Oportunidades”, no auditório 1 da FACE-UFMG, no Campus Pampulha. O objetivo foi debater questões que permeiam a realidade das Mulheres Trabalhadoras e Estudantes no ambiente universitário, visando a efetiva implementação e manutenção de políticas específicas para as elas.

Participaram a mesa de abertura a Pró-Reitora de Recursos Humanos da UFMG, a prof. Maria José Grillo, que destacou a importância do tema e da iniciativa do sindicato. Ela também disse que há um grupo de gestoras da UFMG que também fazem a discussão. “Temos um chat com as gestoras e há dois meses o tema vem sendo debatido. Estamos na expectativa de encaminharmos algumas propostas e alternativas sobre o tema”, afirmou.

A Secretária de Comunicação da CUT-MG, Rosângela Costa, disse ser fundamental o debate sobre os direitos e espaços das Mulheres, pois é necessário que a igualdade seja uma realidade. “Hoje a CUT pratica o que nós defendemos há muito tempo, que é o emponderamento de Mulheres nos cargos da direção. Temos a paridade de gênero na direção da central e orientamos as entidades de base a fazerem o mesmo”, exemplificou ela.

Marina Evangelista, coordenadora geral do SINDIFES, afirmou que as questões das mulheres precisam vir a superfície, “mais do que conversar e debater, a implementação de ações e políticas se fazem urgentes”. A coordenadora geral, Cristina del Papa, avaliou que a participação das mulheres no cenário político é baixa devido ao machismo entre elas. “Nós mulheres somos machistas na hora de votar. Quando olhamos o histórico de mulheres na linha de poder, principalmente em representações, temos menos de 10% dos cargos. Em Belo Horizonte temos uma vereadora. Somos quase 58% da população brasileira e não temos 10% de representação no cenário nacional. Precisamo refletir e começar a votar em mulheres”, avaliou Cristina.

Ao final da mesa de abertura, a coordenadora de Comunicação Sindical do SINDIFES, Neide Dantas, explicou que o evento é fruto da preocupação da direção do Sindicato com a crescente violência nos campi universitários. Ela lembrou que é necessário uma segurança para que trabalhadoras e estudantes possam deslocar pelos campi a noite e exercer suas atividades.

O evento contou com a participação das palestrantes: Yone Maria Gonzaga, TAE da UFMG, doutoranda e mestre em Educação pela FAE-UFMG; Marlise Matos, Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da UFMG e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero – CIFG; Gislene Valadares: Psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental da Mulher do HC-UFMG; e Silvilene Giovane Martins Pereira: TAE da UFMG e mestranda do Programa de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.

Confira abaixo as palestras na íntegra.

Manhã:

Tarde:


Disponível em <https://sindifes.org.br/cefet-mg-realiza-assembleia-sindical-geral-nesta-quarta-25/> Acesso: 26/06/2025 às 17:11