Serpro será o novo operador da margem consignável dos servidores federais
A partir do dia 14 de setembro, o Serpro passa a ser novo operador do serviço de gestão da margem consignável para servidores federais ativos, inativos e pensionistas. A empresa, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), realizou ontem, 27, um encontro nacional com as empresas consignatárias.
O evento aconteceu em Brasília, com videoconferência para as capitais do país, para apresentar a proposta de transição do serviço, antes operado por uma empresa privada. Foram destacados, ainda, o cronograma da mudança, explicações sobre o novo sistema, além de tirar dúvidas das instituições.
“Serpro e MP estão conduzindo as atividades para reduzir ao máximo os possíveis impactos da transição e, sobretudo, garantir que o servidor público não tenha nenhum prejuízo em suas necessidades”, declarou Glória Guimarães, diretora-superintendente do Serpro. Ela destacou que o maior desafio da empresa ao absorver o serviço foi atender a demanda do ministério no tempo necessário. “Em menos de um mês colocamos o serviço em linha. Assim, minimizamos riscos às participantes”, pontuou. A diretora ressaltou, ainda, a importância do Serpro já conhecer a folha de pagamento, o que garante a continuidade do negócio.
Luis Felipe Monteiro, diretor de Gestão de Sistemas e Informações da Secretaria de Gestão Pública/MP, relembrou às consignatárias que o Serpro é o responsável pelos sistemas Sigepe e Siape, que processam as folhas de pagamento. Para ele, a empresa seria a escolha mais lógica para assumir o serviço, devido ao seu conhecimento e interlocução com os sistemas envolvidos. “Acreditamos que o fornecedor com maior capacidade para atender melhorias, evolução e modernidade nos processos, sem dúvidas, é o Serpro”, avaliou Monteiro.
O diretor ressaltou que a mudança será transparente para as consignatárias. “A alteração é tecnológica. Estamos trocando um sistema por outro. A nova solução oferecerá as mesmas funcionalidades e, ainda, reduzirá o potencial de risco ao realizar as operações”, afirmou.
Cronograma de implantação
Sobre o cronograma da substituição tecnológica, a ideia é, no prazo de dois meses, focar no processo de transição. No médio prazo, já está prevista a disponibilização de novos serviços, como o cartão consignado, acesso mobile, informações em tempo real e notificações.
Permitir maior integração com os sistemas das entidades é a meta para o longo prazo, no máximo em dois anos. A solução tecnológica, que será operacionalizada pelo Serpro, apresentará as mesmas opções do antigo sistema, como webservice, on-line e arquivo, além da vantagem da integração nativa com a folha de pagamento.
O Serpro está empenhado em facilitar o processo de contratação para as consignatárias. Os acordos precisam ser celebrados até o dia 30 de setembro, por isso, a empresa terá, a partir do dia 4 de setembro, uma unidade física para atendimento das consignatárias, além dos canais on-line. O escritório será sediado em Brasília, com atendimento personalizado. Saiba mais sobre os canais de atendimento, na página consignatárias do Portal Serpro. Confira a íntegra da reunião.
Fonte: Serpro
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Disponível em <https://sindifes.org.br/assembleia-tematica-discutira-qualificacao-dos-tae-do-cefet-mg-nesta-quinta-26/> Acesso: 26/06/2025 às 23:47