SINDIFES esclarece, a partir da reunião com a PRORH, que o retorno de 100% é dos setores da UFMG e não dos trabalhadores, no dia 10 de janeiro.

SINDIFES esclarece, a partir da reunião com a PRORH, que o retorno de 100% é dos setores e não dos trabalhadores no dia 10 de janeiro.

Na Assembleia do dia 15 de dezembro de 2021 a Categoria após discussão aprovou o não retorno presencial de 100% dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG considerando:

1. o surgimento e descoberta da nova variante do COVID-19 conhecida como Ômicron;
  2. a necessidade da terceira dose da vacina para os trabalhadores da educação e para toda a população a partir do final de janeiro;
  3. a falta de infraestrutura adequada, conforme os protocolos de segurança, das salas e setores das unidades acadêmicas e ou órgãos da UFMG;
  4. as dificuldades de implementação dos protocolos de biossegurança, em relação a estrutura das salas e setores das unidades acadêmicas e ou órgãos da UFMG, principalmente no que diz respeito a obras e a circulação do ar, ou seja, ventilação;
  5. distribuição de EPIs, entre eles, as máscaras;

– Também foi aprovado a proposta de data de retorno de 100% dos trabalhadores TAE uma semana antes do retorno das aulas presenciais, ou seja, do início do primeiro semestre de 2022;

– Ainda foi aprovado a indicação de Comissão de Negociação, paritária, contendo membros da Direção do SINDIFES e da base.

No dia 20 de dezembro de 2021, a Direção do SINDIFES enviou e-mail para a Profa. Sandra Goulart, Reitora, solicitando reunião para discussão e negociação do não retorno presencial de 100% dos trabalhadores TAE. Devido aos recessos do Natal e do Ano Novo, a reunião foi agendada para o dia 04 de janeiro de 2022, às 17h30min no gabinete da Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Na reunião estavam presentes pela Administração Central, a Profa. Maria Márcia Magela e Leonor Gonçalves, Pró-Reitoras; pela Direção do SINDIFES, Cristina del Papa, Rosângela da Silva Santos e José Francisco do Nascimento; pela base, Michelle Helene Machado de Souza do ICB, Luan Carvalho Martins do IGC e Ruleandson do Carmo Cruz do CEDECOM.

A reunião com a PRORH iniciou às 17h40min e terminou às 20h. A Pró-Reitora iniciou a reunião colocando que a Reitora delegou a PRORH receber a Comissão de Negociação após o pedido feito pela Direção do SINDIFES.

Após as colocações que foram discutidas na Assembleia, a Profa. Márcia e a Leonor fizeram vários esclarecimentos, entre eles, que:

• o retorno presencial de 100% no dia 10.01 é do funcionamento de todos os setores/departamento/diretorias das Unidades Acadêmicas, das Pró-Reitorias e dos Órgãos da Reitoria, em horário integral durante o dia e não o retorno de 100% dos trabalhadores ao mesmo tempo;
  • a data do dia 10.01 marca o início da 3ª Etapa do Plano de Retorno, conforme aprovação do Conselho Universitário através do que foi estabelecido pelo Comitê COVID, com a ocupação de 100% dos espaços físicos na UFMG;
  • a PRORH mediante a aprovação da ocupação de 100% dos espaços físicos na UFMG elaborou e divulgou as diretrizes para a 3ª Etapa do Plano de Retorno, ou seja, o funcionamento de 100% de ocupação dos espaços físicos de todos os setores/departo/diretoria em período integral durante o dia;
  • o revezamento está autorizado a continuar, como ocorreu a partir da segunda etapa do plano de retorno de 40% da ocupação dos espaços físicos, desde que atenda o item 1, ou seja, o funcionamento de todos os setores em período integral durante o dia;
  • a data do retorno presencial de 100% dos trabalhadores ao mesmo tempo, sejam TAE ou docentes, dependerá da situação em que se encontrar a pandemia e da avaliação pelo Comitê COVID e da Reitoria dos índices de transmissão do vírus, da ocupação de leitos e de como está avançando a 3ª Etapa do Plano de Retorno que foi estabelecida a partir do dia 10.01;
  • os Diretores das Unidades Acadêmicas, das Pró-Reitorias e dos Órgãos têm autonomia para deliberam, conforme a especificidade de cada setor/depto/diretoria dentro da Unidade ou Órgãos, para definir a forma do revezamento desde que todos os setores estejam funcionando para atendimento presencial;
  • a data proposta pela Categoria de retorno de 100% dos trabalhadores TAE uma semana antes do início do retorno das aulas presenciais não será possível devido aos preparativos para o início do primeiro semestre de 2022;
  • se os setores nas Unidades Acadêmicas, nas Pró-Reitorias e nos Órgãos não tiverem a infraestrutura adequada conforme os protocolos de biossegurança, os trabalhadores devem procurar primeiro os Comitês Locais e os Diretores. Não resolvendo internamente, os trabalhadores devem encaminhar as demandas para o Sindicato e ou PRORH;
  • a PRORH sempre esteve aberta a receber as demandas dos trabalhadores TAE, principalmente pelo e-mail [email protected];

Após as colocações, os esclarecimentos e discussão ficou consensuado os seguintes encaminhamentos:

• a PRORH continuará a conversar e a atender os Diretores das Unidades Acadêmicas, das Pró-Reitorias e dos Órgãos para esclarecer que o retorno no dia 10.01 é do funcionamento dos setores/departo/diretorias em 100% durante o dia e não do retorno de 100% dos trabalhadores ao mesmo tempo;
  • a PRORH discutirá com a Reitora a proposta de data alternativa colocada pelo SINDIFES de retorno de 100% dos trabalhadores na primeira semana de março de 2022 e assim que tiver uma resposta convocará o SINDIFES para dialogar sobre a decisão;
  • a PRORH discutirá com a Reitora a necessidade de ter um Comitê Local COVID para os setores do prédio da Reitoria, assim como dos setores que são ligados a Reitoria e que não se localizam no prédio, para verificar se os setores estão, dentro dos critérios estabelecidos de segurança sanitária, com infraestrutura adequada para receberem os trabalhadores;
  • a PRORH continuará aberta a receber as demandas, referente as condições de trabalho dos TAE, principalmente em relação a biossegurança devido ao coronavírus;

O SINDIFES convoca os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG para a Assembleia que acontecerá no dia 10 de janeiro, às 9h30min, pela plataforma Zoom.

Disponível em <https://sindifes.org.br/chapas-inscritas-para-diretoria-executiva-do-sindifes-debatem-propostas-na-ultima-quarta-8-5/> Acesso: 11/05/2024 às 02:48