SINDIFES participará de reunião com a Reitora da UFMG sobre o programa Future-se

A Direção do SINDIFES participará de reunião, na tarde desta segunda-feira, dia 22 de julho, com a Profa. Sandra Goulart, Reitora da UFMG, sobre o Programa Future-se, do governo federal.

Nesta reunião, também estarão presentes o APUBH e o DCE, e a Reitora irá relatar sobre as reuniões realizadas em Brasília nas quais o MEC apresentou o Programa Future-se, assim como a reunião da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino (ANDIFES), logo após a apresentação do Ministério da Educação sobre o tema.

Para a Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, é extremamente importante que o programa “Future-se” seja analisado minuciosamente, pois as Instituições Federais de Ensino tem um comprometimento com a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. “Como a Reitoria criou um grupo para discutir esse projeto, que já sabemos ser nefasto para as IFES, acredito que o GT deveria ter representação do SINDIFES, do APUBH e do DCE”, disse a coordenadora.

Cristina explica, que a FASUBRA, junto com outra entidades sindicais e movimentos estudantis já identificaram vários perigos no projeto, como o fim da garantia do financiamento do Estado, aprofundamento dos cortes e contingenciamentos, ataques às carreiras dos servidores públicos e reversão do processo de democratização do acesso de estudantes de segmentos historicamente excluídos, como pobres, negros, índios, mulheres.

“Estamos na linha de frente contra os ataques a Educação e ao Ensino Público. Vamos analisar o projeto e ver as reais intenções do governo e seus impactos para a universidade e para os Técnico-Administrativos em Educação”, finalizou Cristina.

Agosto será marcado com atos contra a reforma da Previdência e em Defesa da Educação

Também nesta segunda, a coordenação do Movimento em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade se reúne para discutir estratégias de luta e resistência para o dia 6 de agosto, quando se dará o segundo turno da votação da reforma da Previdência.

Na reunião também será discutido a organização da Greve Geral em Defesa da Educação e contra a reforma da previdência, programada para o dia 13 de agosto em conjunto com estudantes e trabalhadores dos setores públicos municipais, estaduais e federal, e iniciativa privada.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comando-de-greve-da-ufmg-e-do-cefet-mg-publicam-documento-sobre-os-servicos-essenciais/> Acesso: 26/04/2024 às 05:52