SINDIFES promove palestra sobre a Saúde Mental dos TAE na Pandemia, nesta quarta, 19 de maio

O SINDIFES promove a palestra sobre “A Saúde Mental dos TAE com a chegada da Pandemia” nesta quarta-feira, dia 19 de maio, às 9h, via Canal do SINDIFES, no Youtube. A atividade faz parte da Semana Mental da UFMG e terá como palestrante o Técnico-Administrativo em Educação, Alisson Robson Alves, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Semana de Saúde Mental e Inclusão Social

Com o tema Vida: mutirão de todes, a UFMG promove, de 17 até 21 de maio, a 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. A programação, que inclui palestras, debates, oficinas, rodas de conversas, vivências e atividades culturais, será totalmente virtual para atender às condições de distanciamento social impostas pela pandemia da covid-19. A transmissão será feita pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no Youtube e pelas plataformas dos parceiros da Rede de Saúde Mental da UFMG.

A programação da Semana coincide com o início do primeiro período letivo (17 de maio) e com o Dia Internacional de Luta Antimanicomial (18 de maio). Segundo a diretora da Universidade dos Direitos Humanos, responsável pelo evento, professora Maria Aparecida Moura, “essa feliz coincidência” dará a oportunidade aos calouros de “conhecer um pouco mais desta instituição cada vez mais inclusiva e que respeita o direito à diversidade e às diferenças”.

“Entrar na universidade pública é uma conquista que, sem dúvida, gera felicidade. Mas deve gerar também um comportamento comprometido e de observância crítica em defesa de direitos ameaçados neste contexto pandêmico”, diz a professora.

Com a temática Vida, mutirão de todes, a UFMG, na avaliação da pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, expressa a compreensão de que o sofrimento mental, especialmente dos grupos mais vulneráveis como a população trans, ajuda a refletir sobre a necessidade de pensar o sujeito em perspectiva interseccional e não apenas como indivíduo único e universal. Ela acrescenta que “a participação dos calouros na Semana será uma oportunidade de criar pontes e de deixar explícito que seguimos construindo uma universidade para todos, todas e todes”.


Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-convoca-tae-para-reuniao-da-comissao-de-mobilizacao-nesta-segunda-15/> Acesso: 28/03/2024 às 07:56