TAE da UFVJM fazem Ato contra reitor que perdeu as eleições, mas foi empossado pelo governo

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFVJM realizaram, na manhã desta quarta-feira, dia 20, um Ato em Defesa da Autonomia Universitária e da Democracia durante o 18º Seminário de Diamantina, realizado pela UFMG, na Casa da Glória, em Diamantina. O protesto durante a abertura do evento, impediu o representante do empossado reitor da UFVJM a fazer sua fala, uma vez que a Comunidade Universitária não reconhece a atual gestão como legítima.

TAE da UFVJM fazem Ato contra reitor que perdeu as eleições, mas foi empossado pelo governo 1

Cartazes e faixas foram afixados no local do evento.

O objetivo foi denunciar para a comunidade universitária e sociedade o golpe dado nas eleições para a Reitoria. O reitor empossado, após perder a consulta à comunidade universitária e perder no conselho universitário, assumiu com uma ‘canetada’ do governo Bolsonaro.

É importante lembrar que a lista tríplice, tem sido respeitada pelos diversos governos anteriores, sendo sempre, o primeiro a integrar a lista, o nomeado. É uma prática histórica, que respeita a democracia e a autonomia universitária, assim como o desejo da comunidade. Ao assumir alguém que foi incapaz de ganhar os pleitos, quebramos esta prática democrática e criamos uma tensão na comunidade.


Disponível em <https://sindifes.org.br/reitoria-da-ufvjm-divulga-nota-em-apoio-a-greve/> Acesso: 20/04/2024 às 00:35