Trabalhadores bloquearam acesso ao Ministério do Planejamento na madrugada de hoje
Nesta madrugada, 6, integrantes da Caravana Nacional da Educação da FASUBRA Sindical ocuparam e bloquearam as entradas de acesso ao prédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os trabalhadores técnico-administrativos em greve, reivindicam negociações efetivas com o governo federal e rejeitam a contraproposta de reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos (não repõem as perdas inflacionárias desde 2012 e não cobre a inflação para os próximos anos).
Após a pressão da categoria em não permitir a entrada dos servidores do ministério no prédio, o secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e Wladimir Nepomuceno se reuniram com a representação da FASUBRA. Os trabalhadores permaneceram com o bloqueio ao prédio.
Reunião
Mendonça reconheceu que a contraproposta do governo federal não foi aceita pela maioria dos servidores públicos federais. Afirmou ainda que, sua posição não é imutável sobre discutir o índice econômico. De acordo com ele, provavelmente no dia 17 de agosto será apresentado o resultado das discussões internas do governo. A partir de hoje, Mendonça se comprometeu a participar das reuniões entre FASUBRA e Ministério da Educação (MEC), incluindo discussões de itens da pauta de impacto financeiro.
Amanhã, 7, acontece a reunião no MEC com o secretário de Ensino Superior, Jesualdo Farias às 11 horas. Dentre os pontos da pauta específica serão discutidos: carreira, step, racionalização, incentivo à qualificação, aposentados, jornada de trabalho e outros. A FASUBRA Sindical afirma que o estabelecimento de negociações de fato, são resultado da força da greve. “Agosto Vermelho”, intitulado como mês de luta dos trabalhadores, começou com manifestações e atos que revelam a dignidade da categoria na luta por seus direitos, conquistando espaço e respeito nas negociações.
Após a reunião, a Caravana Nacional da Educação se juntou à Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais, a caminho do Ministério do Planejamento, no bloco K.
Fonte: FASUBRA/Luciana Castro
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/atualizacao-dos-valores-na-contribuicao-sindical/> Acesso: 05/07/2025 às 18:28