Técnico-administrativos (as) em educação, de 25 entidades de base, somando 201 pessoas, participaram durante dois dias, 24 e 25 de outubro, do VI Encontro Nacional de Aposentados, Aposentandos e Pensionistas da FASUBRA Sindical, realizado no Teatro dos Bancários, em Brasília/DF. O evento foi organizado pela Coordenação de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria e tratou dos principais assuntos que afligem os servidores públicos atualmente, além dos ataques em curso do governo Bolsonaro.

VI Encontro Nacional de Aposentados da FASUBRA debate temas de interesse da categoria 1

O coral Vozes do Cerrado do SINT – IFESgo abriu o evento e fez outras apresentações culturais no decorrer do encontro. O deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) participou da mesa de abertura e falou sobre os bastidores do Congresso Nacional e os ataques do atual governo.

O parlamentar lembrou que a reforma da Previdência (PEC 06/19) foi aprovada sob o argumento de que não há dinheiro em caixa para pagar as aposentadorias, que as pessoas não vão ter rendimento no futuro. “É um canhão midiático em cima da gente. O que não falam é que votaram uma renúncia fiscal de R$ 1 trilhão para as multinacionais do petróleo. Quanto é que o Paulo Guedes dizia que queria deixar de gastar fazendo a reforma da Previdência? Não era R$ 1 trilhão? Então quer dizer que quem lutou a sua vida inteira não tem direito a uma aposentadoria digna?”, questionou Braga.

VI Encontro Nacional de Aposentados da FASUBRA debate temas de interesse da categoria 2

Entre os diversos ataques do atual governo, o deputado federal falou sobre as privatizações e citou o projeto que busca a privatização da água e do saneamento do Brasil todo. “Os exemplos internacionais mostram que onde a água foi privatizada, o povo não conseguiu pagar. Vários países no mundo, principalmente na Europa estão reestatizando a água”, alertou.

O coordenador-geral da FASUBRA Marcelino Rodrigues da Silva destacou o caos social enfrentado pelos chilenos na ocasião. “É o governo (Chile) tendo que admitir uma nova política de Previdência porque os companheiros(as) estão em condição abaixo da linha de pobreza. E é isso que nós estamos vendo passar e acontecer, não sem luta, não sem reação, no estado brasileiro”, lembrou, lamentando a recente aprovação da reforma da Previdência.

VI Encontro Nacional de Aposentados da FASUBRA debate temas de interesse da categoria 3

Marcelino falou da alegria de participar de um evento com aqueles que construíram a história da FASUBRA e disse que é extremamente importante organizar a luta dos aposentados e pensionistas. “O momento é muito preocupante, requer mais firmeza dessa Federação e unidade do conjunto das federações do setor privado e público. Requer ainda a denúncia das políticas de destruição total do que foi construído na área de bem-estar social para o conjunto da população, além de atacar o servidor público”, afirmou.

Nos intervalos das palestras, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para discutir sobre o relatório do V Encontro Nacional com orientações à FASUBRA, à base, e temas como a correção e as distorções no PCCTAE, moções e a Portaria nº 562, de 14 de outubro de 2019. No final do encontro, os grupos enviaram as orientações atualizadas.

Veja mais fotos do encontro.

Disponível em <https://sindifes.org.br/fasubra-proxima-reuniao-da-mesa-especifica-e-temporaria-sobre-carreira-sera-no-dia-22-de-fevereiro/> Acesso: 25/04/2024 às 21:57