Matrículas começam na UFMG sem data para início das aulas

Jornal Estado de Minas – Edição do dia 13/08/2012

Com atraso de mais de 60 dias, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta segunda-feira que começa hoje o processo de matrícula para veteranos dos cursos de graduação para o segundo semestre de 2012. O prazo termina neste domingo. De acordo com a UFMG, os alunos devem preencher um formulário e as propostas só serão efetivadas após o fechamento dos diários de classe do primeiro semestre e a definição da data do início das aulas.

Com a greve dos professores e servidores, muitos alunos ainda não receberam as notas do primeiro semestre. Como a definição da grade depende da aprovação nas matérias do semestre anterior, os estudantes ficam sem saber quais as disciplinas vão cursar. O reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, confirmou que as matrículas estavam suspensas porque apenas 60% das notas tinham sido lançadas.

A data de início das aulas, que inicialmente estava previsto para 6 de agosto ainda não teve uma nova definição. A situação depende das negociações com o governo federal.

Greve

A categoria pede carreira única com incorporação das gratificações e variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), além de percentuais de acréscimo conforme a titulação e o regime de trabalho.

Segundo o MEC, a proposta prevê aumento até 2015 para todos os professores. De acordo com o governo, os aumentos chegam a 77,27% acima da inflação para os docentes das universidades e 75,48% para os professores dos institutos federais.

Vestibulas 2013

Começam nesta segunda-feira as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os candidatos têm até 10 de setembro. A instituição garante que a greve não vai atrapalhar, já que o processo é todo feito na internet.  A inscrição só poderá ser realizada através do site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e uma taxa de R$100 deve ser paga. As provas serão em 3 e 4 de novembro.

Disponível em <https://sindifes.org.br/lista-de-presenca-da-assembleia-02-05-manha/> Acesso: 03/05/2024 às 00:14