​Posse da nova Direção da APUBH

Tomou posse na tarde dessa terça-feira, a nova diretoria da Apubh (Gestão 2018 – 2020). A assinatura da ata aconteceu às 16 horas na sede da Apubh, na Pampulha, em Belo Horizonte. Filiados e apoiadores prestigiaram o evento, entre eles, o Pró-reitor de assuntos estudantis da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, a presidente da CUT-Minas, Beatriz Cerqueira e a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina Delpapa.

O Ex-presidente da Apubh, Dalton Rocha Pereira (Gestão 2016 – 2018), agradeceu a base pela confiança e apoio ao longo da gestão e cumprimentou a nova diretoria, salientando a necessidade de que o sindicato permaneça na luta pelos direitos da categoria. Em seguida, a recém presidente Maria Stella Brandão Goulart, assinou a ata de posse. Em seu discurso, agradeceu a todos os apoiadores sindicalistas através das figuras de Cristina Delpapa (SINDIFES), Beatriz Cerqueira e Jairo Nogueira Filho (CUT-Minas) que contribuíram na campanha. Ainda, ressaltou a participação de professores que não puderam estar na chapa, estudantes, e demais profissionais que se voluntariaram para assessorar os candidatos.

Para os próximos dois anos, a direitoria propõe uma gestão compartilhada, baseada em um diálogo forte com a categoria para fortalecer a luta em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. A base irá contar com um sindicato ativo, participativo, mobilizador e alinhado às lutas contra as ações golpistas que a educação tem sofrido. A professora Maria Stella afirmou que o sindicato terá desafios, porém chegou o momento de ocupar e renovar a Apubh.

A diretora da Apubh encerrou o discurso com os gritos de ordem: “Fora Temer!”, “Contra o Neoliberalismo!”, “Contra a repressão!”, “Marielle Presente!” e “Lula livre!”.

Novos Dirigentes

A nova diretoria Geral da APUBH é composta por:

Presidenta: Maria Stella Brandão Goulart (FAFICH)

Primeira Vice-Presidenta: Maria Rosaria Barbato (DIREITO)

Segundo Vice Presidente: Helder de Figueiredo e Paula (COLTEC)

Secretário- Geral: Sebastião José Nascimento de Pádua (ICEX)

Vice Secretário- -Geral: Unaí Tupinambás (MEDICINA)

Diretor de Finanças: Bernardo Jefferson de Oliveira (FAE)

Vice- Diretor de Finanças: Deise Luiza da Silva Ferraz (FACE)

Primeiro Suplente: Verona Campos Segantini (EBA)

Segundo Suplente: Ricardo Gonçalves (ICB)

As eleições

A diretoria eleita, que compunha a Chapa 2 “PARTICIPA APUBH – dialogar, resistir e criar” venceu as eleições com 55,39% dos votos, recebendo 678 votos dos professores e professoras filiados, dentre os 1224 que compareceram às urnas.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 26/04/2024 às 16:40