​SINDIFES convoca ato no dia 26 contra o aumento de até 42% do Plano IFES V da CASU

O SINDIFES convoca a Categoria para participar de Ato Contra o Aumento, de até 42%, do Plano de Saúde IFES V da CASU. A manifestação será no dia 26 de fevereiro, terça-feira, às 13h30, no saguão da reitoria da UFMG, no Campus Pampulha.

No Ato, será realizada a recepção aos membros do Conselho Universitário (Diretores e membros das Congregações) que participarão da reunião do órgão, que tem na pauta a aprovação do aumento. A intenção é demonstrar a nossa indignação e insatisfação com o reajuste exorbitante, que poderá retirar grande parte dos trabalhadores desse Plano de Saúde.

SINDIFES se retira de negociações com a CASU após operadora insistir em aumento de até 42%

A Direção do SINDIFES se retirou das negociações com a CASU, após duas reuniões em que não foi possível chegar a um acordo que contemplasse as reivindicações da Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação usuários do Plano IFES V. As reuniões entre APUBH, SINDIFES e CASU buscavam apresentar uma alternativa para evitar o aumento de até 42% na última faixa etária do plano, que passará dos atuais R$ 611,98 para R$ 869,00, no Plano em Enfermaria.

Na primeira reunião, o SINDIFES apresentou uma detalhada proposta de corte dos custos administrativos da CASU, para que a economia nestes gastos possibilitasse significativa redução no índice dos aumentos. A proposta foi debatida entre as três partes, até que, por consenso, decidiu-se que a CASU iria avaliar as opções de redução do custeio e refazer a tabela de valores das mensalidades.

Nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, em reunião com o SINDIFES e a APUBH, a CASU apresentou uma nova tabela. Porém, a operadora se mostrou inflexível, mesmo ficando provado que o verdadeiro problema da CASU era gastar mais do que arrecada. Isso também tornou-se óbvio na avaliação feita pelo SINDIFES e na proposta de redução dos custos administrativos, pois há custos operacionais muito acima do que é praticado mercado, como por exemplo a folha de pagamento da CASU.

Aumento impacta diretamente os trabalhadores TAE

Segundo a coordenadora do SINDIFES, Cristina del Papa, a Categoria dos TAE representa atualmente 64% dos usuários dos Plano IFES V. “Não podemos arcar com este aumento absurdo. A maioria dos trabalhadores não conseguirá mais pagar o plano de saúde e terá que procurar outra opção, principalmente os mais velhos, sobre os quais recairá um aumento de R$ 257,00 a mais do que pagam hoje”, explicou ela.

Dessa forma, a CASU demonstra que a opção, para os administradores do plano, é jogar para fora da sua estrutura as pessoas mais idosas, muitas das quais ajudaram a construir a CASU e estão no plano há mais de 20 anos. “A nova tabela apresentada pela CASU na reunião não mudou absolutamente nada, pois uma diferença de R$ 37,00 reais para quem vai pagar mais de R$ 800,00 é irrelevante. Esperávamos mais da CASU, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Ficamos muito decepcionados não só com a nova proposta, mas também com a forma como ela foi apresentada”, pontuou a coordenadora do SINDIFES.

Com a posição assumida pelos representantes da operadora em não possibilitar uma redução real nos valores da nova tabela, a direção do SINDIFES decidiu se retirar das negociações. “Se não há vontade de buscar soluções negociadas visando reduzir o aumento de 42% nas últimas faixas; se não uma tabela que contemple a possibilidade de a nossa Categoria se manter na CASU, não há o que negociar e, tampouco, aprovar. Estamos aqui para defender os interesses dos técnico-administrativos em educação e esta proposta não nos contempla”, finalizou.

Confira abaixo as tabelas com a proposta inicial e a última proposta apresentada

Tabela IFES V Enfermaria

54 a 58

59 e +

Orientação

Embora o impasse, o SINDIFES orienta aos associados a não saírem da CASU neste momento, até que o processo negocial seja efetivamente concluído, considerando, ainda, que, caso seja aprovado no Conselho Universitário, o reajuste se dará na mensalidade do mês de abril, que é paga no início do mês de maio.

Caso a situação permaneça, o SINDIFES negociará com outras operadoras e fará convênio para oferecer aos TAE plano de saúde que tenha tabela mais acessível. E para que isso aconteça, o SINDIFES precisará negociar considerando a quantidade de pessoas que tenham interesse em se transferir para o plano de saúde com o qual será fechado o acordo.

Participem todos! Juntos Somos Mais Fortes!

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 26/04/2024 às 14:41