Atualização cadastral obrigatória dos servidores públicos federais vai até 31 de julho

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu o prazo para atualização cadastral obrigatória das servidoras e servidores ativos e aposentados da administração pública federal direta e indireta. Devem realizar a atualização cadastral inclusive aqueles que se encontram cedidos, afastados, licenciados ou fora do país. A iniciativa, que vai até o dia 31 de julho de 2023, é realizada anualmente e tem por objetivo aprimorar políticas públicas de gestão de pessoas voltadas ao funcionalismo público.

A atualização cadastral deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo SOUGOV.BR ou na sua versão web.

O SINDIFES tem uma funcionária, Assistente Social, disponível para atender todos os aposentados que quiserem ou tenham dificuldade com o SOUGOV.

Atenção: para evitar golpes, tenha muito cuidado ao passar seus dados para qualquer pessoa! Peça ajuda somente para quem você tem certeza que pode confiar.

AUTODECLARAÇÃO DE COR/RAÇA

Este ano, visando ampliar as políticas públicas para a redução da desigualdade e o combate ao racismo dentro do setor público, todos os servidores deverão preencher a informação de cor/raça na atualização cadastral.

A medida, implementada em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, também ajudará o governo na aplicação do Decreto nº 11.443/2023, que busca garantir o preenchimento de, no mínimo, 30% de pessoas negras (pretas e pardas) na ocupação em Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE) na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A autodeclaração comporá a pasta funcional do servidor e não será divulgada nominalmente.

DÚVIDAS

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Clique AQUI e confira o FAQ – Perguntas Frequentes sobre a Atualização Cadastral Obrigatória para servidores públicos federais – do Governo Federal.

Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação

Disponível em <https://sindifes.org.br/mec-ministro-ricardo-velez-coleciona-polemicas-e-volta-atras-em-carta-as-escolas/> Acesso: 18/05/2024 às 21:16