Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG, em Assembleia Sindical Geral, na manhã desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, realizada virtualmente pelo aplicativo Zoom Meetings, deliberaram aceitar a proposta de recomposição salarial emergencial e recomposição do auxílio alimentação, feita pelo Governo Federal, com a condição da FASUBRA Sindical continuar na luta pela melhoria dos índices. Participaram da Assembleia cerca de 350 TAE.

Na proposta apresentada oficialmente pelo governo, os salários serão reajustados em 7,8% a partir de 1º de Março de 2023 e o auxílio-alimentação terá reajuste de 43,6%, saindo de R$ 458 para R$ 658 na mesma data. O governo ainda garantiu a continuidade das discussões sobre as pautas não remuneratórias como a revisão da portaria nº 10.723, que trata da redistribuição de cargos efetivos na administração pública federal; diálogo sobre as instruções normativas nº 02/2018 e 54/2021; gestão junto ao Congresso para retirada da PEC 32/2020; retomada das mesas setoriais e continuidade das negociações para 2024.

Proposta Governo Lula 1ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação

Informe sobre o CONFASUBRA

A FASUBRA Sindical realizará, nos dia 18 e 21 de maio, o XXIV CONFASUBRA. O Congresso da Federação é a instância máxima de deliberação da FASUBRA e terá como objetivos principais a aprovação de um plano de lutas e eleição da próxima direção. A direção do SINDIFES divulgará o calendário de reuniões, em março, e assembleias, em abril, para a mobilização e eleição das chapas. As informações, assim como as teses, serão disponibilizadas no portal do SINDIFES.

Categoria quer continuidade das negociações e aprova proposta enviada pelo Governo

Foi consenso, nas avaliações realizadas, de que o índice não recompõe as perdas da Categoria dos últimos sete anos, porém, grande parte acredita que no momento é melhor aceitar a proposta, tentando avançar um pouco mais, do que rejeitá-la e exigir a recomposição total de 27,5%.

Confira no vídeo abaixo a avaliação de conjuntura

Desta forma, foi construído e aprovado o seguinte encaminhamento:

“Apesar de considerar o percentual insuficiente, a Assembleia do SINDIFES aceita a proposta do Governo Federal de recomposição salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023 e recomposição do Auxílio Alimentação de 43,6%, ou seja, de R$ 458 para R$ 658; recomenda ainda que a direção da FASUBRA continue o diálogo na tentativa de aumentar os índices da recomposição salarial e de benefícios.”

Votos a favor – 91% (188 votos)

Votos contrários – 9% (19 votos)

A posição do SINDIFES será encaminhada para a próxima Plenária da FASUBRA, nos dias 10 e 11 de março, onde serão contabilizadas as respostas das bases. A FASUBRA encaminhará a decisão da maioria para o FONASEFE. A próxima reunião entre governo e entidades será em Março, porém, ainda não há um data marcada.

Eleição de delegados para a Plenária da FASUBRA nos dias 10 e 11 de março

A FASUBRA Sindical realizará a Plenária Nacional nos dias 10 e 11 de março de 2023, em Brasília-DF, para deliberar sobre a proposta de recomposição salarial e do auxílio alimentação enviada pelo Governo Federal; proposta do PGD e aprovação do Regime do XXIV CONFASUBRA entre outros.

Foram inscritas cinco chapas para delegados à Plenária da FASUBRA. Cada chapa representa uma força política diferente. Uma vaga de delegado é garantida para a Direção Executiva do SINDIFES conforme Estatuto da entidade. Confira abaixo as chapas e o resultado da votação.

Chapa 1 – Unir – 54% (73 votos)

Chapa 2 – Ressignificar – 18% (24 votos)

Chapa 3 – CTB – 18% (24 votos)

Chapa 4 – Vamos a Luta – 4% (5 votos)