Categoria delibera participação na Greve Geral em Defesa da Educação no dia 13 de Agosto

Em Assembleia nesta sexta, 9, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG deliberaram a participação na Greve Geral em Defesa da Educação no dia 13 de agosto. Também foram dados os informes sobre o “Future-se”, Marcha das Margaridas, Encontro Nacional das Mulheres (FASUBRA), cortes das FG e 30h.

Greve Geral em Defesa da Educação no dia 13

Foi aprovado, por unanimidade, a participação da Categoria na Greve Geral em Defesa da Educação no dia 13 de agosto, em conjunto com a UNE, CUT-MG e demais entidades sindicais da educação pública e privada e movimentos estudantis. Na pauta de reivindicações: o fim dos cortes orçamentários e o financiamento adequado para a educação pública, contra o Future-se e contra a reforma da Previdência.

Agenda para Belo Horizonte
9h – Salão Nobre do CAD I (campus Pampulha) – Debate sobre o “Future-se” com a presença da Reitora e dos Diretores de Unidade
14h – Saída dos ônibus para o Ato na Praça da Assembleia  – Ponto em frente a FACE
15h – Concentração na Praça da Assembleia de Minas Gerais
16h – Saída da Passeata ruma a Praça Sete

Todas as atividades da Greve Geral terão lista de presença no início e final de cada atividade. O SINDIFES orienta todos que aderirem a paralisação que assinem ambas as listas para que estejam resguardados. Nas atividades de rua, a lista ficará no veículo do Sindicato.

Future-se é projeto de privatização e fim da universidade pública

A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, informou que a FASUBRA já tirou nota contrária ao Future-se por entender que os prejuízos para as instituições federais de ensino serão irreversíveis, como a perda de autonomia e do patrimônio. Clique aqui para acessar a nota. De acordo com ela, na reunião do Conselho Universitário da UFMG, no dia 8, foi apresentado o resultado do grupo de trabalho sobre o projeto. Além da perda de autonomia foram identificadas diversas falhas e lacunas que tornam o projeto prejudicial a universidade.

Durante a reunião, o Conselho Universitário deliberou que seja realizado um debate, no dia 13 de agosto, às 9h, no auditório do CAD I, no Campus Pampulha, sobre o Future-se. O evento será aberto à toda comunidade universitária e terá a presença da reitora e diretores de unidade.

Cortes das FG

O SINDIFES está acompanhando o caso junto com a FASUBRA e com a reitoria da UFMG. O SINDIFES e a FASUBRA estão estudando a melhor forma de agir juridicamente. O Sindicato também solicitou uma reunião com o Ministério Público Federal, em Minas Gerais, para tratar do assunto.

30h

O SINDIFES está acompanhando as novas questões sobre as 30h. Solicitamos que quem recebeu email da PRORH-UFMG, encaminhe para o Sindicato ([email protected] – com assunto: 30H – UNIDADE/SETOR). Já solicitamos reunião com a reitoria para tratar o assunto. É importante que os TAE procurem os diretores de suas unidades para que estes reafirmem sua posição favorável às 30h.

Caravana para a Marcha das Margaridas

A Caravana está marcada para sair no dia 13 de agosto, por volta das 18h, as informações serão divulgadas na segunda-feira. Serão dois ônibus em parceria com a APUBH. Os inscritos devem entrar em contato com o Sindicato na segunda, 12 ou acompanhar o site do Sindicato.

Entre os dias 12 e 14 de agosto, será realizado o Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras da FASUBRA, em Brasília. O SINDIFES enviará representantes para participarem das discussões.


Disponível em <https://sindifes.org.br/edital-006-2023-convocacao-assembleia-sindical-estatutaria/> Acesso: 24/04/2024 às 10:44