Comissão de Mobilização do SINDIFES traça estratégias para intensificar movimento pela campanha salarial

Na tarde da última segunda-feira, 15 de janeiro, foi instalada a Comissão de Mobilização da base do SINDIFES. O encontro contou com a participação de 20 Técnicos-Administrativos em Educação, em sua maioria vinculados à UFMG e CEFET-MG. Durante a assembleia, foram discutidos os rumos da mobilização e delineadas ações para aumentar a visibilidade do movimento entre os membros da Categoria.

A próxima reunião da Comissão está agendada para segunda-feira, dia 22 de janeiro, às 14h30, na Casa do SINDIFES, localizada na Alameda das Princesas, 1.275, Pampulha. O encontro é aberto a todos os Técnicos-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG e IFMG que moram na região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a reunião, também foram dados os informes sobre a última rodada da Mesa de Negociação Permanente realizada em 18 de dezembro de 2023. O informe completo, com a avaliação da Direção da FASUBRA Sindical, pode ser lido clicando aqui!

Principais pontos discutidos na reunião:

Greve forte e disputa orçamentária
É necessário mobilizar a Categoria para uma Greve forte, caso ela seja necessária, visando a disputa do orçamento no Congresso – que é majoritariamente de direita e vê os serviços públicos como gastos, não como investimentos.

Estratégias de mobilização e unificação da Categoria

Buscar novas estratégias para mobilizar a Categoria, com ações que envolvam ocupação das instituições e atos de rua.

Impactos nas eleições municipais
Avaliação, reconhecendo a importância de considerar o contexto político e os impactos nas eleições municipais, principalmente para que a direita e a ultra direita não saiam vencedoras. É extremamente importante que o conjunto dos trabalhadores consiga ver que as eleições municipais estão interligadas ao contexto geral nas políticas em âmbito nacional.

Conjuntura atual e disputa com as elites
Considerações sobre a conjuntura atual, destacando um governo federal de coalizão que está em disputa e a classe trabalhadora até o momento está perdendo as disputas para as elites do país.

Pressão por investimentos em Educação
> Necessidade de pressionar parlamentares federais para apoiarem investimentos em educação e, por conseguinte, o reajuste salarial dos servidores públicos.

Luta contra reformas
A importância de lutar contra a reforma administrativa (PEC 32) e possíveis reformas propostas pelo governo sem a devida discussão com os trabalhadores.

Encaminhamentos da Reunião:

• Os participantes irão se tornar multiplicadores das informações discutidas, trabalhando para mobilizar suas unidades/setores.
  • Agendamento de visitas às unidades/setores, permitindo que os TAE mobilizem a Categoria em seus locais de trabalho com o apoio estrutural e participação da Direção do Sindicato e da Comissão de Mobilização.
  • Envio de ofício as direções das IFES para comunicar sobre o Estado de Greve e a possibilidade de Greve, solicitando apoio dos dirigentes para pressionarem o governo por recomposição salarial.
  • Produção de hotsite sobre a Greve – informações, agenda e notícias
  • Preparação de uma Greve de Ocupação e Formação com a realização de atividades com os seguintes temas:
    – Arcabouço fiscal,
    – Regras de aposentadoria,
    – PCCTAE;
    – Greve e Estágio Probatório;
    – Importância da representação da Categoria nos Conselhos e Órgãos Colegiados;
    – Necessidade da luta pela revogação do Novo Ensino Médio,
    – Assédio moral e sexual;
    – Eleições municipais,
    – Sindicato e sindicalização,
    – Histórico dos ganhos de Greve e mobilizações da Categoria;

Disponível em <https://sindifes.org.br/agenda-de-greve-sindifes-e-comando-de-greve-divulgam-atividades-previstas-para-a-proxima-semana/> Acesso: 20/05/2024 às 08:21