Comunidade Universitária se mobiliza contra ação truculenta da polícia federal contra reitores e vice-reitores (as)

A Universidade Federal de Minas Gerais foi “acordada”, na manhã desta quarta-feira, dia 6 de dezembro, com um batida da Polícia Federal que supostamente apura imperícia no projeto Memorial da Anistia. Durante a execução da, irônicamente chamada, Operação “Esperança Equilibrista”, foram conduzidos o reitor, prof. Jaime Arturo Ramirez; a vice-reitora, Sandra Goulart Almeida, além do ex-reitor, prof. Ronaldo Tadeu Pena; e das ex-vice-reitoras, professoras Rocksane de Carvalho Norton e Heloísa Starling. Também foram levados a profa. Silvana Cosi e do prof. Alfredo Gontijo. O ex-reitor, prof. Clélio Campolina Diniz, que também é ex-Ministro da Ciências e Tecnologia, só não foi preso, porque não foi encontrado na Universidade.

Até o momento, ninguém teve acesso ao suposto processo. O jornalista Luis Nassif publicou, em seu blog, o que poderia ter levado a Polícia Federal adentrar a UFMG e prender os reitores e vices dos últimos três mandatos. Segundo Nassif, a PF apura se houve imperícia no projeto Memorial da Anistia que tem quase 10 anos e, por falta de verbas, não foi terminado.

Comunidade universitária se mobiliza contra a truculência e abusos

Em rápida ação de mobilização, Técnico-Administrativos em Educação, Professores e Estudantes foram para a porta a Polícia Federal para acompanhar o processo e exigir transparência e respeito as leis na condução das supostas investigações.

Confira no vídeo abaixo o depoimento das coordenadoras gerais, Neide Dantas e Cristina del Papa, que estiveram no local.

CUT-MG e SINDIFES convocam coletiva contra ação da polícia federal

A presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, em parceria com o SINDIFES, movimentos sindicais, estudantis e sociais, convocou uma coletiva para às 14h, na sala de imprensa da Assembleia Legislativa, para denunciar a ação fascista, e reagiu dizendo que “a UFMG sofre o mesmo ataque que a Universidade de Santa Catarina sofreu!”. Ela se referiu à prisão do reitor Luiz Carlos Cancellier, que foi afastado da instituição por determinação judicial em setembro e encontrado morto no mês seguinte. Ele se matou por não ter suportado o constrangimento e a humilhação a que foi submetido. Ele nem trabalhava na universidade quando ocorreu a suposta corrupção que estava sendo investigada.

“Nós não ficaremos calados!”, afirmou Beatriz que criticou o que chamou de “espetáculo” de promoção pessoal dos agentes que estão atuando nisso” e a atitude da mídia comercial que cobre essas ações sem questionar nem ponderar sobre o que a polícia está fazendo com as universidades públicas brasileiras e com a sociedade. “Poucas perguntas serão feitas pela mídia comercial, as pessoas serão condenadas, antes sequer de serem acusadas e julgadas. Não haverá o contraditório! Nós faremos o contraditório!”, concluiu Beatriz.

Cristina del Papa, lembrou que as contas da UFMG foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União e demais órgãos de controladoria, inclusive as do mandato do professor Jaime Arturo Ramirez. “Todas as universidades, pela lei, são obrigadas a passar por uma auditória externa, como a UFMG passou. Todas as pessoas tem residência fixa em Belo Horizonte, dão aula e o que vemos é a atitude de tornar tudo um espetáculo. A comunidade universitária é contra a ação como foi feita, não somos contra a justiça que dê condições a ampla defesa e ao contraditório. Não vamos aceitar tudo que está acontecendo. Vamos nos movimentar nacionalmente para que isso não fique impune, porque são pessoas e jogaram a trajetória destas pessoas na lama, na lata do lixo”.

Confira as notas de contrárias a ação da polícia federal

Andifes denuncia ‘ilegalidade da medida’

Para Comissão da Verdade, ação criminaliza segmento que se opõe ao autoritarismo

Associação Nacional de Pós-Graduandos critica operação “em que não há suspeitos”