Contra os Ataques, a Resposta é o Povo nas Ruas Dizendo BASTA!

10 de agosto é o DIA DO BASTA! Vamos ocupar as ruas para dizer: basta ao desemprego, aos preços altos do combustível e gás de cozinha, à retirada de direitos trabalhistas, ao desmanche do Estado e à precarização dos serviços públicos e aos cortes na Educação e na Saúde!

O BASTA! é uma mobilização nacional e unificada em que estudantes, trabalhadores, movimentos sindicais e sociais denunciarão em todos os espaços o desmonte do país pelo governo golpista e antidemocrático! BASTA! de retirada de direitos e da entrega do patrimônio brasileiro ao grande capital nacional e multinacional!

Os golpistas que tomaram o governo após o “impeachment” estão acabando com a Educação e a Produção Científica do país. Primeiro, iniciaram uma onda de cortes nos Ministérios da Educação, reduzindo as verbas das Instituições Federais de Ensino (IFES) ao ponto destas não terem condições de pagar as contas de água e energia. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo desenvolvimento tecnológico e científico doBrasil, foi praticamente fechado, com o corte de inúmeros programas de ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Atualmente, as IFES estão lutando para se manterem abertas e em funcionamento. Vagas estão sendo fechadas, obras paradas, pesquisas encerradas. Não há recursos para a assistência estudantil. Os hospitais universitários estão em crise, com leitos sendo fechados e procedimentos cirúrgicos cancelados por falta de trabalhadores e insumos. Agora, a ameaça mais recente, denunciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é de que o corte no orçamento da Educação para o próximo ano acarretará em cancelamento, a partir de agosto de 2019, de 93 mil bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). No total, cerca de 245 mil bolsistas serão prejudicados pelos cortes propostos pelo governo golpista no orçamento da Educação!

É inaceitável que um governo trate com tanto descaso e promova o sucateamento da Educação, Saúde, Infra-estrutura, Segurança etc. Precisamos unificar as nossas lutas para dizer a este governo golpista que o povo nas ruas está dizendo BASTA! a todos os ataques contra o país. Dia 10, todos juntos, vamos gritar: “Basta de cortes e congelamento na Educação e Saúde! Basta de ataques aos nossos direitos!”

CONTRA OS ATAQUES, A RESPOSTA É O POVO NA RUA DIZENDO BASTA! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO

Basta de ataques à Educação

• O corte no orçamento da CAPES pode acabar com 245 mil bolsas de pós-graduação;
  • O orçamento das Universidades, CEFET e Institutos Federais foram reduzidos ao ponto de faltar materiais básicos e de não haver verbas para pagamento de água e luz;
  • O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação já perdeu quase 50% de sua verba e as instituições de pesquisa não terão recursos para continuar seus trabalhos;
  • O Ministério da Educação perdeu R$ 14 bilhões de 2015 a 2018, considerando apenas os recursos de livre uso do ministério. As despesas do governo federal em educação básica, por exemplo, diminuíram 11% de 2015 a 2017.
  • O orçamento do Ministério de Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é o mais baixo em pelo menos 12 anos.

Basta de desemprego

• A taxa de desocupação praticamente dobrou desde o final de 2014, atualmente são 13.2 milhões de desocupados (maio de 2018), com um taxa de desocupação de 12,7% da população.

Basta de aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis

• A gasolina aumentou em mais de 31%, o etanol em 22,6%, o diesel 14.3% e o botijão de gás 17,2% durante o governo Temer.
  • A partir de julho de 2017, o preço da gasolina subiu 50,04% e o do diesel 52.15% (25 vezes a inflação, em média de 2% no período).
  • A energia elétrica subiu 18,8% em 12 meses entre julho/2017 a junho/2018.

Basta de retirada de direitos da classe trabalhadora

• A terceirização irrestrita e a reforma trabalhista aprovadas durante o governo golpista têm como objetivo retirar direitos históricos da classe trabalhadora e precarizar o trabalho, além de fragilizar os sindicatos e dificultar o acesso à Justiça do Trabalho.
  • O rendimento médio dos ocupados caiu 13% na Região Metropolitana de São Paulo, 14% na Região Metropolitana de Salvador e 18% na Região metropolitana de Porto Alegre.

Basta de privatização

• O governo Temer mudou o regime de exploração do pré-sal entregando-o às empresas estrangeiras e retirando os royalties da Educação e da Saúde;
  • Inúmeras empresas públicas municipais e estaduais têm sido privatizadas na surdina, e agora é a Eletrobrás que está na mira do golpismo.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 26/04/2024 às 17:25