Democracia: respeito, liberdade e direito para todes

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ representa a celebração da diversidade, do orgulho de ser quem se é e de poder amar quem quiser! Mas também é uma data de resistência, que chama a atenção para a importância do combate à LGBTfobia e para a luta diária da comunidade por mais direitos e dignidade.

Infelizmente, carregamos o vergonhoso título de país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. De acordo com um dossiê produzido pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+, somente no ano passado foram registradas 273 mortes dessa população de forma violenta no Brasil. E ao que tudo indica, esses dados ainda são subnotificados.

Além disso, a taxa de empregabilidade é menor para LGBTQIA+ em relação a cis-heterossexuais e a probabilidade de estigmatização, humilhação e discriminação é maior em serviços de saúde. Também não podemos esquecer dos danos causados pela LGBTIfobia estrutural na saúde mental das pessoas: segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em 2022, 92% dos jovens que se identificam como LGBTQIA+ têm problemas como crise de ansiedade, transtornos alimentares, pensamentos suicidas e automutilação.

Nada disso pode ser considerado normal ou aceitável!

Neste 28 de junho, nosso coordenador de Políticas Sociais e Anti-racismo, Ronald Nascimento, tem um recado para todas, todos e todes que, assim como nós, lutam para a construção de uma sociedade realmente democrática, livre de preconceitos e igualitária:

A ORIGEM DA DATA

No final da década de 1960, batidas policiais em bares gays na região de Manhattan, na cidade de Nova York, nos EUA, seguiam um padrão: policiais invadiam o local, ameaçando e espancando funcionários e clientes do bar. Os clientes saíam para a rua e formavam filas para que a polícia pudesse prendê-los.

No entanto, no dia 28 de junho de 1969, os frequentadores do bar gay Stonewall Inn resolveram dar um basta nos anos de violência e perseguição policial. Naquela noite, quando a polícia chegou para realizar uma batida, as pessoas que estavam no local resistiram e se rebelaram contra a opressão.

A consequência foi um protesto que durou dias e resultou em uma rebelião conhecida como a Revolta de Stonewall, um marco que ajudou a desencadear o movimento atual pelos direitos civis LGBTQIA+.

Democracia: respeito, liberdade e direito para todes 1

Rebelião de Stonewall. Foto: Domínio Público

PARADA DO ORGULHO LGBT+ DE BELO HORIZONTE

A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Belo Horizonte ocorre desde 1998 e é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social de Minas Gerais e uma das mais antigas do país. É um evento sócio-político-cultural, onde a comunidade procura dar visibilidade ao movimento pela luta por direitos humanos.

Realizada pelo CELLOS MG, este ano a Parada será no dia 09 de Julho, a partir de 11h, na Praça da Estação.

Disponível em <https://sindifes.org.br/seminario-lgbti-da-fasubra-sindical-6-de-dezembro/> Acesso: 04/05/2024 às 02:35