Educação mostra resistência e leva novamente milhares às ruas em todo o país

Educação mostra resistência e leva novamente milhares às ruas em todo o país 1

Manifestação em Brasília

O Brasil voltou às ruas pela segunda vez em 15 dias, nesta quinta-feira (30), no 2º Dia de Lutas em defesa da Educação, com atos realizados em mais de 130 cidades de 25 estados e no DF. As manifestações foram tão grandiosas como no último dia 15 de maio e demonstraram o quanto o setor da Educação – técnico-administrativos em educação, estudantes e professores – está unido e mobilizado contra os cortes e demais ataques do atual governo. Os protestos também criticaram a proposta de reforma da Previdência – (PEC 06/19), que acaba com Previdência Social e com o direito à aposentaria, tema central da Greve Geral marcada para o dia 14 de junho.

Vídeo e nota do MEC

Um vídeo postado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, logo pela manhã imitando o clássico “Dançando na Chuva” e acusando a mídia de fake news sobre a redução do orçamento destinado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro acabou por incendiar os atos em todo o país. Mas foi uma nota oficial do Ministério da Educação (MEC) divulgada no período da tarde que mais indignou o setor. Na nota, o ministro reduz as manifestações a ações “político-partidárias”, ameaça cortar o ponto e incentiva que sejam denunciados trabalhadores da educação que estivessem divulgando os atos, afirmando que estes não são autorizados a “estimular os protestos durante o horário escolar”. Veja nota na íntegra.

Manifestação em Brasília/DF

Dirigentes da FASUBRA Sindical presentes em Brasília participaram ativamente do ato, que levou mais de 10 mil às ruas, juntamente com estudantes, trabalhadores e entidades da educação, centrais sindicais, além de parlamentares e artistas. A presença de famílias inteiras foi notada durante o ato. A concentração começou por volta das 10h, na praça do Museu Nacional da República e, pouco mais das 12h, seguiu pela Esplanada dos Ministérios rumo ao Congresso Nacional, onde protestaram até às 14h.  Veja mais fotos da manifestação.

Sem carro de som

Neste 30 de maio, a manifestação em Brasília foi pressionada tanto pelo Governo do Distrito Federal (GDF) quanto pelo Governo Federal, numa tentativa de boicotar o movimento, que não deixou de acontecer. A segurança foi reforçada, com a Força Nacional presente, conforme medida autorizada por uma portaria do Ministério da Justiça e o GDF não autorizou o carro de som seguir com a marcha. Mesmo sem o carro de som durante a caminhada, a manifestação foi vitoriosa.

Atos pelo país

Os atos ocorreram em todas as capitais e ganharam força ao longo do dia, sendo que em algumas foram ainda maiores do que no dia 15, como na capital paulista. Centenas de cidades também realizaram protestos até debaixo de chuva. Confira como foi em alguns lugares, de acordo com entidades de base da FASUBRA:

MG

Goiânia

Educação mostra resistência e leva novamente milhares às ruas em todo o país 34

Foto: Paulo Rezende

Disponível em <https://sindifes.org.br/fasubra-proxima-reuniao-da-mesa-especifica-e-temporaria-sobre-carreira-sera-no-dia-22-de-fevereiro/> Acesso: 27/04/2024 às 11:14