Esclarecimento em Relação às Indicações das Comissões no HC/UFMG

A Direção do SINDIFES acredita ser necessário prestar esclarecimentos sobre as mensagens equivocadas que estão circulando pelos grupos de WhatsApp, especialmente,  sobre as indicações para as composições das Comissões que trabalham nas mudanças que estão acontecendo no Hospital e anexos.

Infelizmente, percebemos que algumas pessoas estão tentando desestabilizar os servidores, o processo de trabalho realizado pelas Comissões, os membros da Direção do Sindicato e até mesmo o SINDIFES, com alegações inverídicas e maledicentes, baseadas no achismo, nos interesses pessoais e alheios aos interesses da maioria dos servidores. Elas também menosprezam a capacidade de outras Categorias da Enfermagem contribuírem no processo. Estas atitudes estão aumentando a angústia e a ansiedade dos servidores e provocando dificuldades num processo que é extremamente complexo e extenuante para todos.

Para cessar a disseminação destes discursos levianos, esclarecemos que os membros da Direção do SINDIFES nunca discriminaram nenhuma Categoria dentro de sua base e sempre trataram todos como iguais, independente do nível do cargo. Não vamos aceitar chantagens e/ou pressão de pessoas que buscam vantagens individuais e não se preocupam com a Categoria.

As indicações para as Comissões seguem critérios políticos e técnicos quando necessários. Os Enfermeiros, desde o início deste processo, estão representados nas Comissões de Escalas e de Negociação, indicados pelo SINDIFES.

Por fim, listamos abaixo as comissões, seus objetivos e quem são integrantes indicados pelo SINDIFES:

1ª) Comissão de Escalas

Tem como objetivo acompanhar, identificar e propor modificações nos processos de trabalho no âmbito do HC. A designação desta comissão foi uma solicitação do SINDIFES à Diretoria do HC, que também solicitou que ela fosse conjunta com a VDTE e o SINDSEP. Os componentes indicados pelo SINDIFES são:

– Cristina del Papa – SINDIFES

– Matelane dos Anjos – Sala de Vacinas

-Maristela de Oliveira Costa – Bloco Cirúrgico (Substituiu Cristina Barreto – 2º Leste/Enfermeira, que solicitou seu desligamento por questões de saúde)

– Wesley Alves Borges – Pronto Atendimento/Enfermeiro

2ª) Comissão de Monitoramento das 30 horas

Tem como objetivo discutir os setores indicados para realizarem às 30 horas, propor e defender a inclusão de novos setores para realização das 30 horas, monitorar se os setores estão cumprindo as normas e legislações vigentes no âmbito do HC. Não tem poder de discutir, alterar ou propor escalas.

Esta Comissão existe desde 14 de junho de 2016, após a aprovação no Conselho Universitário da Resolução Complementar nº 03, de 15 de dezembro de 2015. Em janeiro de 2020 a Diretoria do HC solicitou que o SINDIFES atualizasse os nomes dos indicados. Foram duas indicações para esta comissão neste ano.

Primeira indicação:

– Marina Evangelista de Abreu Silva – SINDIFES/Nutrição

– Alexsandra Márcia Barbosa de Oliveira – Bloco Cirúrgico

– Eunice Soares Pinto – Pronto Atendimento

– Magali Gomes Pinto – SINDIFES/Neonatologia

– Rafaella Bandeira – Pronto Atendimento

Segunda indicação

Marina Evangelista de Abreu Silva – SINDIFES/Nutrição

– Alexsandra Márcia Barbosa de Oliveira – Ambulatório Borges da Costa

– Matelane dos Anjos – Sala de Vacinas – Sala de Vacinas

– Maristela de Oliveira Costa – Bloco Cirúrgico

– Rafaella Bandeira – Pronto Atendimento

3ª) Comissão de Negociação

Teve como objetivo discutir e defender os setores que foram indicados para não realizarem as 30 horas, defender a inclusão dos setores para permanecer na jornada flexibilizada; propor e discutir os critérios para remanejamento interno nos setores ou entre setores, entre outros.

A Comissão foi criada após solicitação do SINDIFES para a Diretoria do HC possibilitando a discussão dos problemas apontados pelo Relatório da CGU, que estão provocando profundas transformações para os servidores RJU e para o HC.

– Cristina del Papa – SINDIFES

– Marina Evangelista de Abreu Silva – SINDIFES/Nutrição

– Matelane dos Anjos – Sala de Vacinas

– Maristela de Oliveira Costa – Bloco Cirúrgico

– Wesley Alves Borges – Pronto Atendimento/Enfermeiro

A Diretoria do SINDIFES tem a prerrogativa de indicar os nomes dos representantes para quaisquer Comissões designadas pela Reitoria, Diretoria do HC e demais Unidades Acadêmicas e Administrativas e jamais abrirá mão desta prerrogativa.

A Direção do SINDIFES, assim como o Grupo de Trabalho, se colocam à disposição dos servidores para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Belo Horizonte, 07 de março de 2020.

Diretoria Executiva Colegiada

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 26/04/2024 às 17:49