FASUBRA Sindical aciona ministro da Educação na Justiça

A FASUBRA Sindical ingressou na Justiça Federal, na quinta-feira (28/11), com interpelação judicial para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, explique as declarações dadas ao portal “Jornal da Cidade”. Sem provas, ele alegou que as Instituições Federais de Ensino Superior têm “plantações extensivas de maconha” e utilizam os “laboratórios para produção de drogas sintéticas”, “a ponto de precisar de borrifador de agrotóxico”.

Segundo a interpelação, Weintraub fez afirmações potencialmente difamatórias e injuriosas para todos aqueles que pertencem à comunidade universitária brasileira. As afirmações merecem ser devidamente explicadas e comprovadas em face da gravidade dos fatos ali reverberados, especialmente quando se trata de um ministro de Estado.

Para a FASUBRA Sindical, os esclarecimentos são necessários para que se possa buscar eventual reparação judicial coletiva para os técnico-administrativos(as) em educação. É incumbência da Federação “lutar pela manutenção da dignidade dos trabalhadores(as) das Instituições Federais de Ensino Superior”, conforme inciso VIII do art. 3º do Estatuto da entidade, e as declarações genéricas e sem provas ofendem toda a comunidade acadêmica.

Na interpelação a FASUBRA requer que o ministro apresente provas de suas afirmações indicando quais as instituições possuem plantações e laboratórios que produzem drogas, quais são os servidores que praticam tais ilícitos e porque o mesmo não comunicou esses fatos às autoridades policiais e ao Ministério Público Federal para que fizessem as competentes investigações e estancassem tais práticas.

Veja a interpelação na íntegra.

Disponível em <https://sindifes.org.br/fasubra-discute-in-02-2018-com-deret-ministerio-da-economia-e-solicita-regulamentacao-para-retorno-dos-plantoes-12-60h-nos-hospitais-universitarios/> Acesso: 30/09/2020 às 14:51