GOVERNO MANTÉM REAJUSTE 0% PARA 2024 E AMPLIA RECOMPOSIÇÃO DE 12,5% para 14% EM DOIS ANOS.

Na tarde desta terça-feira, 21 de maio de 2024, às 14h, aconteceu a 5ª Mesa de Negociação Temporária, na sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília. Na reunião, estiveram presentes as coordenadoras da FASUBRA SINDICAL, Cristina del Papa, Loiva Chansis, Ivanilda Reis, Marcelo Rosa e Cláudia Lóssio, além de representantes do SINASEFE.

A proposta apresentada pelo Governo Federal na reunião de hoje difere pouco da anterior, acrescentando 1,5% de reajuste em 2025 e alterando o percentual relativo da classe D para a E de 60% para 61%. Todas as classes seguem com com o seus salários vinculados ao nível E, de forma que D receberia 61% do nível E; C receberia 50%; nível B teria salário correspondente à 40% de E; e por fim, o salário dos TAE nível A corresponderia à 35% daquele pago aos TAE de nível E. Além disso, o texto prevê a manutenção das 5 classes da Categoria. Já o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) seria discutido junto ao Ministério da Educação.

A oferta discutida não recompõe as perdas salariais sofrida pela Categoria nos últimos anos . Além disso, não contempla a proposta de reduzir a desigualdade salarial e econômica entre os Técnicos-administrativos em Educação de diferentes níveis, apresentada pelas entidades de base.

O Comando de Greve Nacional da FASUBRA fará uma avaliação da proposta nos próximos dias e enviará os encaminhamentos para os Comandos Locais de Greve. O SINASEFE também levará a proposta oferecida para a sua base, além de apresentar uma contraproposta, a partir da avaliação dos percentuais oferecidos pelo Governo Federal.

Na quarta-feira, dia 22 de maio, os TAE da base do SINDIFES se unirão aos servidores e servidoras de todo o Brasil, além de outros trabalhadores e trabalhadoras do serviço público para participar da Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O tema da mobilização é “Dignidade para quem faz o Estado”. A concentração está marcada para às 8h, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, e a passeata está prevista para sair às 10h em direção à Esplanada dos Ministérios. 


Disponível em <https://sindifes.org.br/reuniao-da-fasubra-sindical-com-o-ministro-da-educacao/> Acesso: 13/06/2024 às 18:04