IPEA estuda avanços e desafios das mulheres no trabalho

No Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga comunicado sobre a desigualdade de gênero no mercado e no trabalho doméstico

Apesar de ocuparem cada vez mais postos no mercado de trabalho, as mulheres ainda são responsáveis pela maior parte dos trabalhos em casa.

Esta é uma das conclusões do Comunicado do Ipea 40 "Mulheres e trabalhos: avanços e persistências", que o Ipea divulga neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, às 10h.

O estudo trata, ainda, das desigualdades no mercado de trabalho e nos rendimentos e do papel das políticas públicas de igualdade de gênero.

As mudanças nos arranjos familiares, com mais mulheres chefes de família, o tempo médio de estudo das mulheres, que já é superior ao dos homens, e o percentual crescente de mulheres que entram no mercado de trabalho são algumas das principais mudanças registradas entre 1998 e 2008.

Apesar disso, o Comunicado mostra que praticamente nada mudou com relação ao trabalho doméstico no que diz respeito à distribuição dos afazeres entre homens e mulheres.

Em vez de uma divisão mais igual no trabalho em casa, há a delegação das tarefas às trabalhadoras domésticas, em sua maioria mulheres e negras.

A divulgação do estudo vai ser feita pela coordenadora de Igualdade de Gênero do Ipea, Natália Fontoura, no auditório do Instituto em Brasília, no Setor Bancário Sul, Q. 1, Edifício Ipea/BNDES. Haverá entrevista coletiva e transmissão ao vivo pelos sítios www.ipea.gov.br e www.agencia.ipea.gov.br

Leia Mais:

As mulheres no Congresso: centenário do seu Dia Internacional
 


Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 26/04/2024 às 18:38