Lula sanciona recomposição de 9% aos servidores públicos federais

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (28) no Palácio do Planalto, Lula sancionou a Lei que autoriza abertura de espaço no Orçamento da União para a aplicação da recomposição salarial de 9% para todos os servidores públicos federais, incluindo aposentados e pensionistas. Na mesma ocasião, o presidente também assinou a Medida Provisória (MP) que concede tal reajuste. O novo valor começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de junho. 

Articulado pelos representantes sindicais junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), este é o primeiro acordo para reajuste da categoria desde 2016, quando a Mesa Permanente de Negociação entre os servidores e o Governo Federal foi desativada. Por isso, apesar desse valor estar muito aquém das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos, o acordo representa uma vitória.

Agora, iniciamos uma nova mobilização, pensando na campanha salarial de 2024 e nas demais reivindicações específicas da categoria.


Disponível em <https://sindifes.org.br/congresso-aprova-o-orcamento-de-2023-com-salario-minimo-de-r-1-320-e-reajuste-de-9-para-o-poder-executivo/> Acesso: 18/05/2024 às 21:21