Manifesto pela Manutenção dos Princípios do PCCTAE

Na próxima terça-feira, dia 19 de setembro, às 9h30, na Escadaria da Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha, acontecerá a Assembleia Sindical Geral do SINDIFES.

Esta Assembleia é extremamente importante, pois vai eleger a delegação que nos representará na Plenária Estatutária da FASUBRA e que irá discutir e aprovar os princípios que guiarão as negociações sobre o aprimoramento da nossa Carreira, o PCCTAE.

A FASUBRA, durante os meses de julho, agosto e setembro, tem debatido no GT Carreira os pontos apresentados pelos GT Carreiras dos Sindicatos de base. Diversas propostas para o aprimoramento do PCCTAE surgiram ao longo das discussões, refletindo o comprometimento dos Sindicatos com a Categoria. No entanto, entre essas propostas, existem desafios que podem discriminar parte da Categoria e trazer prejuízos financeiros.

As principais propostas prejudiciais são: 1) a discriminação dos aposentados com o retorno da gratificação para a Carreira disfarçada de incentivo; 2) a criação de uma tabela salarial paralela para as classes A e B (ativos e aposentados), excluíndo-os do PCCTAE.

É crucial que todas e todos se mobilizem e participem unindo esforços para termos uma Assembleia representativa para aprovamos a manutenção dos princípios do PCCTAE, que contemplem toda a Categoria.

Manutenção dos Princípios do PCCTAE:

• paridade entre ativos e aposentados sem nenhum tipo de discriminação;
  • manutenção dos atuais níveis de classificação com 5 Classes (A, B, C, D e E);
  • aumento no piso – vencimento básico, pois é a melhor alternativa para melhoria remuneratória de todos da Categoria independe de classe. O aumento no VB incide em todas as vantagens que o servidor tenha no contracheque, tais como: incentivo à qualificação (IQ), adicionais de insalubridade e periculosidade, ganhos judiciais, anuênios, entre outros;
  • aumento progressivo do step;
  • ampliação dos níveis de capacitação de 4 para 8 com 16 cada;
  • redução de 18 para 12 meses o interstício dos padrões por nível de capacitação ;
  • recuperação da linearidade da tabela;
  • manutenção da carreira por atividade finalística com a identidade de Técnico-Administrativos em Educação;
  • manutenção das atuais modalidades de desenvolvimento e lutar pela ascensão funcional;
  • estrutura da carreira e modalidade de desenvolvimento compatíveis com o tempo de atividade exigido para aposentadoria;

Defendemos o aprimoramento do PCCTAE e não uma carreira nova que exclui parte da Categoria.

Não à gratificação, à tabela salarial paralela e à discriminação de parte da Categoria.

Caminhamos juntos e ninguém largará a mão de ninguém pelo caminho.

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-convoca-tae-do-hc-ufmg-para-assembleia-sindical-geral-nesta-quarta-dia-27-de-setembro/> Acesso: 02/05/2024 às 05:18