Segundo Festival de Teatro Negro da UFMG será realizado entre os dias 24 e 31 de agosto

Entre os dias 24 a 31 de agosto de 2022, o Teatro Universitário da UFMG por meio dos Projetos de Extensão Teatro e Cidade e T.U. Convida vinculados ao Programa T.U: Arte e Sociedade, promoverá o II Festival de Teatro Negro da UFMG, em parceria com a Pró Reitoria de Cultura e o Centro de Estudos Africanos (DRI) e com apoio da Escola de Belas Artes, do Projeto TU Produção e Memória e da Funarte MG. A primeira edição do Festival foi realizada em caráter completamente digital nas redes sociais, em 2020, durante o isolamento social causado pela pandemia. Esta segunda edição será realizada presencialmente no Campus UFMG e também na FUNARTE. O festival é uma proposta da escola de formação de atores em nível técnico de selecionar trabalhos na linguagem do teatro, da dança e da performance que tenham a temática negra como principal elemento e que tenham sido criados por estudantes negras(os) de cursos de nível técnico, superior ou de pós-graduação da UFMG, para integrarem a programação.

A idealização e coordenação do evento é assinada pelos professores do Teatro Universitário da UFMG, Denise Pedron e Rogério Lopes, assim como pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG, Marcos Alexandre, que juntos pensaram e elaboraram o evento e suas respectivas ações. “O Festival de Teatro Negro UFMG é um evento que tem um caráter pedagógico importante, pois as artes negras e seus estudos no campo das
práticas e teorias teatrais ainda são poucos estudadas e divulgadas nas academias e, dentro da UFMG, não deixa de ser diferente. Ainda existem poucas disciplinas que apresentam em seus conteúdos discussões acerca da arte e do teatro negro. Por outro lado, a cada ano, há mais interesse por parte dos estudantes sobre a temática, uma vez que muitos alunos não se veem representados, como sujeitos negros, nas discussões do teatro tradicional”, argumenta a coordenação do festival.

Os estudantes da UFMG que tiveram suas cenas curtas e espetáculos selecionados por meio de chamada pública receberão bolsas nos valores de 600 e 1.200 reais respectivamente. A seleção dos trabalhos de estudantes da UFMG que se apresentarão no Festival foi realizada por uma Comissão de Seleção composta por artistas e curadores convidadas (os) Anair Patrícia; Denilson Torinho, Eneida Baraúna, ambos alunos de diferentes cursos de Pós-graduação da UFMG.

A programação do Festival de Teatro Negro UFMG contará, além dos trabalhos selecionados, com a oficina “Dramaturgias e Negritudes: uma poética do Tropeço” ministrada pelo dramaturgo e performer Anderson Feliciano, com o espetáculo convidado, Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus, solo da atriz Cyda Moreno, que fará a abertura do evento no dia 24 no programa Quarta Doze e Trinta, promovido pela PROCULT. Haverá o lançamento do Documentário e Blog “Teatros Negros em Rede” da EBA/UFMG e dos livros “O Início” de Anderson Feliciano e Mário Rosa, “Maurício Tizumba- Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo” de Julia Tizumba, “O Teatro Negro e Atitude no Tempo” de Evandro Nunes e “O teatro negro e as dinâmicas do racismo no campo teatral” de Julianna Rosa de Souza, que também ministrará uma palestra sobre o tema. Haverá, ainda, a realização de uma mostra de vídeos produzidos
pelos alunos da disciplina Africanidades e a cidade: Prospecções e projeções pela arte do PPG-Artes da UFMG, com exibições no Campus Pampulha e de maneira virtual no Youtube. Além da Roda de dança “Roda a roda redemoinho – Do samba de roda à ciranda pernambucana” ministrada por Joicinele Pinheiro e de uma temporada na FUNARTE do espetáculo Além do Rio, realizado pelos alunos do TU.

Nesta edição o Festival faz uma homenagem à servidora Lúcia Aparecida Pinto, pelos serviços prestados à UFMG e ao TU ao longo dos últimos anos.

Programação FETNE – 2022


Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 26/04/2024 às 06:31