SINDIFES convoca Categoria para Ato em Defesa da Educação, Ciência e Tecnologia nesta terça, 18

Nesta terça, dia 18 de outubro, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG paralisam suas atividades e ocupam suas instituições  contra o governo Bolsonaro e contra os cortes na Educação, Ciência e Tecnologia. Em todo o país serão realizado atos de rua para denunciar os prejuízos para a sociedade de mais um corte, desta vez de 616 milhões no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em Belo Horizonte o ato está marcado para às 17 horas na Praça Afonso Arinos, ao lado da Faculdade de Direito da UFMG.

Na UFMG, estão marcadas duas assembleias. A primeira, às 9h, em frente a Escola de Belas Artes com adesivação e panfletagem. A segunda, às 14h, na Reitoria da UFMG, onde também haverá panfletagem. Às 16h30, haverá um ônibus saindo do campus Pampulha para o ato, na Praça Afonso Arinos.

Novos cortes, desta vez na MCTI

Após voltar atrás nos cortes bilionários na educação, o governo federal mirou o alvo para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Uma publicação do dia 6 de outubro no Diário Oficial da União (DOU) mostra que o governo federal bloqueou R$616 milhões do orçamento da pasta destinados a atividades de pesquisa nas universidades públicas. Os recursos são de programas estratégicos para a soberania do país como o Fomento a Projetos de Implantação, Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Pesquisa das Instituições Públicas (CT-Infra), o Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Básicas e Estratégicas, Saúde, Inovação Tecnológica, Pesquisa no Setor Mineral , Energia Elétrica, Transportes Terrestres e Hidroviários, Recursos Hídricos e Biotecnologia, entre outros.

Na semana passada, o governo de Jair Bolsonaro havia bloqueado R$2,4 bilhões de verbas anunciadas anteriormente pelo Ministério da Educação (MEC), mas voltou atrás após repercussão negativa e protestos de reitores e estudantes universitários. O corte asfixiava o funcionamento das universidades federais e dos institutos federais.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 26/04/2024 às 01:09