SINDIFES ESCLARECE ENCAMINHAMENTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS CONQUISTAS DA GREVE

A Direção do SINDIFES vem por meio desta esclarecer as Trabalhadoras e Trabalhadores sobre as discussões em relação à implementação das demandas da Greve do Hospital das Clínicas da UFMG.

Em primeiro lugar, gostaríamos de destacar a importância da luta realizada pelas Trabalhadoras e Trabalhadores do Regime Jurídico Único (RJU) do Hospital das Clínicas. Sem este enfrentamento e coragem, não teríamos alcançado a vitória.

Lembramos que a aprovação do Acordo Coletivo das/dos Trabalhadoras/es da EBSERH fortaleceu a luta das/dos Trabalhadoras/es do RJU, possibilitando a implementação do plantão 12hx60h; enquanto a luta das/dos Trabalhadoras/es RJU ampliou a implantação do plantão 12hx60h, permitindo que mais Trabalhadoras/es, independente do vínculo, sejam beneficiadas/os. Diante destes fatos, acreditamos que a luta unificada das Trabalhadoras/es poderá ampliar o plantão 12hx60h para o diurno.

Também destacamos a luta conjunta das Trabalhadoras e Trabalhadores do RJU e da EBSERH para a conquista dos direitos que estão sendo implementados no HC-UFMG no segundo semestre de 2023. Esperamos que a partir deste momento nossa luta conjunta continue para a implantação destes direitos no período do diurno.

Em relação aos itens da pauta de reivindicações gostaríamos de informar que inicialmente discutimos a implementação do plantão 12hx60h para todos os setores do noturno.

Por isso, é preciso que as/os Trabalhadoras/es tenham feito, junto a sua chefia, a manifestação de interesse de realizar o plantão de 12hx60h, independente da jornada, para que seja possível visualizar se o percentual referente ao quantitativo de adesão ao plantão é suficiente para a implementação da escala. É necessário que o percentual de adesão seja de 80% das pessoas das equipes.

O plantão de 12hx60h no noturno será realizado em três noites fixas, ou seja, escalas N1, N2 e N3, como era antigamente.

Para elaboração da escala prévia de novembro/2023, todos os/as profissionais que se manifestaram serão inseridos nas escalas dos plantões de 12hx60h com complementação (jornada de 40 horas).

Concomitantemente, a Comissão de 30 horas, após a manifestação de adesão de todos os trabalhadores e a inserção nas escalas N1, N2 e N3, avaliará os pedidos de agosto/2023 já com o percentual de adesão das equipes.

Após análise do pedido, com verificação dos critérios para a jornada flexibilizada, a Comissão dará o deferimento ou indeferimento dos pedidos. A partir da autorização, a chefia será comunicada para reorganização na escala do setor e a retirada da complementação, ou seja, será colocado na jornada de 30 horas sem complementação.

É extremamente importante a manifestação de participação no plantão de 12hx60h para inclusão nas escalas N1, N2 e N3.

Setores que já estão autorizados a realizarem o plantão de 12hx60h via ACT da EBSERH:

• UCO
  • 2º Sul
  • Pediatria – 6º E 10º
  • CTI Pediátrico – 3º Leste
  • 8º Sul e Leste

Setores que as equipes tiveram 80% de adesão e já estão autorizados a realizarem o plantão de 12hx60h com complementação:

• 8º Norte
  • 7º Leste/ Norte
  • Maternidade
  • Neonatologia, Canguru, Banco de Leite
  • CTI Adulto – 3º Leste