TAE da base do SINDIFES aprovaram em Assembleia de Greve encaminhar carta com proposta alternativa de Reestruturação da Carreira para o Comando Nacional de Greve

Na última segunda-feira, dia 6 de maio, os Técnicos-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG reuniram-se em uma Assembleia Sindical Geral de Greve, realizada no auditório A104 do CAD2 na UFMG, com transmissão online via YouTube, para discutir e deliberar sobre a proposta de Reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial, construída pelo Comando Geral de Greve ao longo das últimas três semanas. A proposta da base do SINDIFES foi aprovada tanto pela maioria presente na Assembleia presencialmente quanto pelos que acompanhavam online. O documento aprovado será enviado para apreciação do Comando Nacional de Greve e para os Sindicatos da base da FASUBRA como proposta alternativa.

Na Assembleia, a categoria examinou o documento ponto a ponto, debatendo as questões em que havia divergência e refinando a proposta. Esta foi comparada com a proposta inicial da FASUBRA e com a apresentada pelo Governo no dia 19 de abril, evidenciando a melhoria dos percentuais para todas as classes.

Para a finalização do documento, foi avaliada a conjuntura atual e a correlação de forças, levando em consideração o impacto orçamentário e os acordos previamente firmados entre o Governo e outras categorias. Parte das considerações foi baseada na palestra sobre o Arcabouço Fiscal, ministrada pelo economista do Dieese à base do SINDIFES no dia 3 de maio.

Em relação às propostas anteriores, destacam-se na construção da base do SINDIFES os percentuais de reajuste propostos, superiores aos índices oferecidos pelo Governo e demandados pela FASUBRA, sendo que todas as classes teriam ganhos acima do negociado atualmente.

Dentro da avaliação da conjuntura política, a Assembleia discutiu a importância do fortalecimento da greve como ação fundamental para alcançar valores mais significativos para a categoria. Neste contexto, a unidade em âmbito nacional dos Técnicos-Administrativos em Educação torna-se elemento crucial para avanços reais na negociação.

Os detalhes da proposta da base do SINDIFES estão disponíveis no documento em anexo.

Clique aqui para baixar o documento.

As deliberações da Assembleia não apenas refletem a determinação da categoria, mas também reforçam a vontade da base do SINDIFES na construção de uma proposta justa e que traga mais ganhos para as classes e atenda à categoria hoje e futuramente.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-divulga-nesta-quinta-16-resultado-parcial-das-eleicoes-2024-do-sindifes/> Acesso: 20/05/2024 às 07:57