TAE da UFMG aprovam participação no ato dia 30/5 e na Greve Geral no dia 14/6. Confira a programação!

Técnico-Administrativos em Educação da UFMG aprovam, por unanimidade, a paralisação das atividades no dia 30 de maio e a deflagração da Greve Geral no dia 14 de junho, em Assembleia na manhã desta terça-feira, dia 28, na escadaria da Reitoria, no campus Pampulha.

Toda a base do SINDIFES está mobilizada para a participação nos atos contra a reforma da Previdência e contra os cortes na Educação. A Assembleia também votou na chapa única dos delegados que representarão a Categoria na Plenária Nacional da FASUBRA, em junho.

Como a Assembleia na última sexta, 24, já havia avaliado a conjuntura e a participação nos atos, foram passados apenas os informes locais e nacional. Cristina del Papa, coordenadora geral do SINDIFES, informou sobre o Ato Debate que foi realizado na segunda, 27, e reuniu parlamentares mineiros. “Estamos mobilizados e trabalhando com deputados estaduais, federais e vereadores para barrarmos os ataque à Educação”.

Cristina relatou sua participação na Audiência Pública, também na segunda, sobre os cortes na Educação, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Todas as instituições federais de ensino estão sendo afetadas com os cortes, que atingem também a saúde, pois afetam os hospitais universitários”, lembrou.

O coordenador de relações de trabalho do SINDIFES, Hélder de Castro, esteve em Brasília e contou sobre sua participação na atividades da FASUBRA. “As últimas semanas foram bem movimentadas. Estamos articulando com os deputados federais o apoio à Educação e contra a reforma da Previdência. Participamos de audiências públicas, inclusive a que teve a conversa com o Ministro da Educação e outra com um representante do Ministério da Economia, que falou sobre a reforma da Previdência”. Segundo ele, o governo tem ido aos debates e apresentados seus pontos, porém não tem dialogado, pois não responde aos argumentos e não contrapõem os dados apresentados pela oposição. “Parece que não estão lá, pois não ha interação. Nem na fala final respondem aos questionamentos”, disse ele.

Após os informes foi realizada a votação para a adesão aos movimentos do dia 30 de maio e 14 de junho. Veja abaixo a agenda para o dia 30 de maio.

Agenda do dia 30 de Maio (atualizada)

Manhã – Praça Sete, no centro de Belo Horizonte

• Saída do ônibus: 8h30 – Em frente a Escola de Belas Artes

Tarde – Faculdade de Direito da UFMG

• Saída do ônibus: 13h30 – Em frente a Escola de Belas Artes
  • 14h – Oficina de Cartazes na Faculdade de Direito da UFMG

Tarde – Praça Afonso Arinos

• 17h: Concentração do Grande Ato em Defesa da Educação e Contra a Destruição da Previdência Social

Orientações Gerais:

– Assine as folhas de presença no início e no final das atividades. Importante para confirmar sua participação nas atividades sindicais;
– Utilize filtro solar e roupas para caminhada e adequadas ao clima;
– Utilize uma das camisas do SINDIFES;
– Se hidrate durante todo o percurso;
– Fique junto ao carro do SINDIFES e ajude a carregar as bandeiras e faixas;
– Devolva o material ao final do ato;
– Os sindicalizados que não tiverem nenhum camisa, devem se dirigir ao Sindicato ou nas atividades para pegar sua.

Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 27/04/2024 às 06:34