Comunicado sobre as negociações do aumento do Plano IFES da CASU

O SINDIFES informa que, em conjunto com a APUBH e com a PRORH-UFMG, após exaustivas negociações, conseguimos reduzir a proposta inicial de reajuste nos valores das mensalidades do Plano, principalmente para as últimas faixas. Ao todo, foram realizadas quatro reuniões, nos últimos seis dias buscando alternativas para ajustar o problema de arrecadação e o déficit do Plano IFES V.

Conforme havia sido informado anteriormente, o objetivo da negociação era evitar que os usuários do plano, principalmente os das últimas faixas etárias, tivessem aumentos que inviabilizassem sua permanência na CASU. Sabendo que todos os usuários migram de faixas, e pensando a longo prazo, buscamos uma solução que não pesasse para todos, já que o déficit da operadora precisa ser corrigido.

Esclarecemos que a nova tabela foi o melhor cenário possível dentro da realidade atual da CASU e trabalhamos ao máximo para que ela fosse possível, tendo inclusive, solicitado à operadora a redução dos seus custos operacionais, revendo contratos e processos. Esta ação irá economizar cerca de R$ 1 milhão em 2019, o que ajudou a impactar na redução dos valores das últimas faixas.

Lembramos ainda que o SINDIFES não pode intervir diretamente no Plano de Saúde, ou seja, nosso papel é de intermediador da Categoria junto à operadora. As negociações foram feitas pensando na Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação e nos impactos do aumento, sempre respeitando a autonomia da CASU, sua realidade e suas necessidades financeiras para se manter viável e prestando atendimento de qualidade e diferenciado aos seus usuários.

Cancelado o Ato para o dia 26

Com o acordo fechado entre as partes – SINDIFES, APUBH, CASU e PRORH-UFMG -, o ato na Reitoria da UFMG, antecedendo a reunião do Conselho Universitário, marcado para esta terça-feira, dia 26 de fevereiro, às 13h30, foi CANCELADO. Posteriormente, a direção do SINDIFES dará, em Assembleia da Categoria, informes mais detalhados sobre a negociação.

Lembramos que os valores não consideram o subsídio saúde, ou seja, é preciso descontá-lo para saber o valor final do plano. A nova tabela entra em vigor no mês de abril, vindo no contracheque de maio.

Por fim, afirmamos que a CASU não está “quebrada” como alguns dizem. O aumento acontecerá para equilibrar as contas devido, com esta ação acreditamos que estamos no rumo certo para manter a CASU financeiramente viável e capaz de continuar prestando um atendimento de qualidade e diferenciado.

Abaixo seguem as tabelas negociadas e do subsídio saúde.

Faixas de remuneração

49 a 53 512,08 664,33
54 a 58 614,50 807,17
59 e + 840,02 1097,75