FASUBRA Sindical apoia ato da enfermagem na próxima quarta-feira (29/3)

Caravanas de todo o país chegam a Brasília esta semana para o ato em defesa do Piso Nacional da Enfermagem, marcado para quarta-feira (29/3), às 10h, na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios.

A FASUBRA Sindical apoia a mobilização, convocada pelo Fórum Nacional da Enfermagem (FNE), e orienta as entidades de base próximas a Brasília a participar do ato, que busca pressionar o governo para assinar a Medida Provisória do Piso Salarial.

A Lei nº 14.434 do Piso da Enfermagem foi aprovada pelo Congresso Nacional em agosto do ano passado e fixou o piso em R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para os técnicos em enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.

Contudo, em setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se manifestou favorável em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e suspendeu a lei. A ADI apontava a falta de uma fonte pagadora para o cumprimento do piso.

O governo Lula (PT) pretende editar uma Medida Provisória (MP) que disciplina o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, conforme antecipou o jornal Valor Econômico, na última semana.

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-convoca-tae-do-hc-ufmg-para-assembleia-sindical-geral-nesta-terca-8-de-agosto/> Acesso: 26/04/2024 às 01:07