Nota de Repúdio à Fala do Deputado Distrital Jorge Viana (PODEMOS-DF): o piso salarial e as 30h serão conquistas da unidade e da luta!

Em vídeo recente divulgado nas redes sociais, o Deputado Distrital Jorge Viana divide a enfermagem brasileira no momento em que mais precisamos de unidade e ataca os Sindicatos, Federações e Confederações dos Trabalhadores da Enfermagem. O objetivo do deputado foi fazer política e escamotear os verdadeiros inimigos da enfermagem.

Os projetos de lei pelo Piso Salarial Nacional e pelas 30h da Enfermagem estão há mais de 20 anos no Congresso Nacional porque os donos de hospitais, clínicas particulares e planos de saúde fazem o seu Lobby e não permitem sua aprovação. E os políticos da direita, ligados a esses empresários, são seus representantes no Congresso Nacional.

Nesse momento, além dos empresários da saúde, quem é contra o PL 2.564/20 é o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e seu fiador político, o presidente Jair Messias Bolsonaro. É por culpa do presidente e do Ministro que o Senador Rodrigo Pacheco ainda não colocou o PL 2564/20 em votação.

Infelizmente, o partido político do Deputado Distrital Jorge Viana, PODEMOS, um partido liberal, de direita e apoiador do Governo Bolsonaro, votou favorável à Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista. Além disso, votou SIM à PEC do Teto do Gastos, a Emenda Constitucional 95, que congelou o orçamento da saúde por 20 anos e poderá retirar até R$ 450 bilhões do SUS – será mais difícil garantir o piso da enfermagem com o orçamento do SUS congelado!

Quando o deputado culpa os Sindicatos, Federações e Confederações por não termos o Piso Salarial Nacional e as 30 horas da Enfermagem, ele pretende esconder a realidade da categoria: os inimigos são os empresários da saúde e o Governo Bolsonaro.

A bandeira da enfermagem não é branca! A bandeira da enfermagem é colorida com todas cores das mulheres, das negras/negros, LGBTQIA+, da classe trabalhadora e do Povo Brasileiro. Por isso, queremos a UNIDADE de toda a enfermagem brasileira e de todos os Sindicatos, Federações, Confederações, Conselhos Profissionais, Associações, Centrais Sindicais e Movimentos em prol da Enfermagem.

O piso salarial e as 30 horas da enfermagem serão conquistados com unidade e luta! Nenhum parlamentar ou representante institucional conseguirá garantir sozinho essa conquista que será obra da luta, da mobilização e da pressão de 2,5 milhões de profissionais da enfermagem de todo Brasil!

A hora é agora! 30h já! Piso Salarial Já!

Pela aprovação do PL 2564!

Rodrigo Pacheco, tire o pé do Piso!

Belo Horizonte, 7 de junho de 2021

Assinam essa nota:
1) SINDIBEL – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte
2) SIND-SAÚDE MG – Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas
3) SINDIFES – Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino
4) CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social
5) CNTS – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde
6) FNE – Federação Nacional dos Enfermeiros
6) SINDESS – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de BH e Região
8) SEEMG – Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais
9) SindSaude SP – Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo
10) SINDESC PR – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região
11) Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Manhuaçu
12) Sindicato da Saúde dos Empregados dos Hospitais Filantrópicos e Privados Poços de Caldas e Região .
13) AMETA – Associação dos Servidores Públicos Federais, Estaduais, Municipais De Urgência e Emergência da Saúde do Município de Juiz de Fora Minas Gerais

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-convoca-tae-do-hc-ufmg-para-assembleia-sindical-geral-nesta-terca-8-de-agosto/> Acesso: 26/04/2024 às 17:19