SINDIFES convoca paralisação da Enfermagem; leia o manifesto pela valorização da Categoria

Nesta quarta-feira, 2 de junho, o SINDIBEL está convocando paralisação da Enfermagem, exceto nos serviços de urgência e emergência, com ato presencial na Praça da Estação, às 9h, seguido de passeata até o Ministério da Saúde (rua Espírito Santo, 500).

O motivo do ato é para que o presidente do Senado Rodrigo Pacheco coloque em votação o Projeto de Lei 2564/20, que institui o Piso Nacional da Enfermagem.

Apesar de os profissionais da Enfermagem já estarem vacinados, o ato pela aprovação do piso nacional seguirá as regras de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e todas as medidas de proteção.

Abaixo, segue o manifesto do SINDIBEL e outras entidades pela valorização da categoria.

A hora é agora! Rodrigo Pacheco, coloque o Piso da Enfermagem em Votação!

Nós, da enfermagem brasileira, vivemos o momento mais crucial de nossa história. Até o dia 4 de maio de 2021, 776 colegas profissionais de enfermagem perderam a vida para a COVID-19, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Além disso, no Brasil ocorreu 1 a cada 4 mortes por covid-19 entre os profissionais da categoria em todo o mundo, segundo dados do Conselho Internacional de Enfermagem.

A enfermagem é a linha de frente de todos os serviços de saúde do Brasil e esteve ao lado de seus pacientes em cada um dos quase 17 milhões de brasileiros infectados pela COVID e de seus 465 mil mortos. E, na esperada vacinação contra a COVID, somos nós, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que executamos cada uma das 67 milhões de doses aplicadas até o momento – as vacinas aplicadas por nós salvam vidas!

Os aplausos são um importante reconhecimento desse trabalho. Mas as heroínas e os heróis da enfermagem brasileira merecem mais: o piso salarial nacional e a regulamentação da jornada de trabalho.

Neste momento, o projeto de lei que cria o piso salarial da enfermagem está parado no Congresso Nacional. É preciso que o presidente do senado Rodrigo Pacheco coloque em pauta o PL 2.564/20. Para cobrar do senador mineiro, a enfermagem mineira vai dar um exemplo de luta e generosidade para a enfermagem brasileira: vamos para a rua para garantir a votação!

Além disso, o SINDIBEL convoca paralisação da Enfermagem da PBH, exceto os serviços de urgência e emergência, na quarta-feira, 2 de junho.

As entidades representativas de profissionais da enfermagem abaixo listadas participam do Ato Público convocado pelo SINDIBEL na quarta-feira, 2 de junho, a partir das 9h, na praça da Estação. Em seguida, passeata até o Ministério da Saúde (rua Espírito Santo, 500) e encerramento na Praça 7.

SINDIFES – Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino

SINDIBEL – Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte

ASTHEMG – Associação dos Trabalhadores em Hospitais do Estado de Minas Gerais

SINDEESS – Sindicatos dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região