SINDIFES participa de reunião do CONEDH na futura sede do Memorial de Direitos Humanos

A plenária do mês de maio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH) foi realizada nesta quarta-feira, 10 de maio, no prédio do extinto Departamento de Ordem Política e Social (Dops) – que está em fase de implantação do Memorial de Direitos Humanos.

A reunião, que deliberou sobre diversos temas de responsabilidade do Conselho, contou com a presença do coordenador de Política e Formação Sindical do SINDIFES e conselheiro do CONEDH, Maurício Vieira. Alunos do curso de Direito da PUC Minas também participaram da plenária. Os discentes estão cursando uma disciplina extensionista de Direitos Humanos.

Depois do encontro, os alunos e alguns conselheiros fizeram uma visita guiada às instalações do prédio histórico, com a assessoria de servidoras públicas da Diretoria de Memória e Verdade da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Segundo o presidente do CONEDH, professor Robson Sávio, depois de concluídas as reformas, o prédio abrigará, além do Memorial de Direitos Humanos, espaços de educação à cidadania, a sede do Conselho e outros equipamentos relativos à memória do período ditatorial.

Um espaço de memória e resistência

A escolha do prédio do antigo Dops para abrigar o memorial tem uma grande representação simbólica. Durante o regime militar, o local foi palco de práticas de repressão e tortura a perseguidos pela ditadura.

O imóvel, que fica na Avenida Afonso Pena, 2.351, região Central de Belo Horizonte, é tombado como patrimônio histórico desde 2013.

Fonte: CONEDH

Disponível em <https://sindifes.org.br/comunidade-universitaria-se-mobiliza-contra-acao-truculenta-da-policia-federal-contra-reitores-e-vice-reitores-as/> Acesso: 21/05/2024 às 20:10