Nota de Pesar do SINDIFES: Companheiro Fernando Maranhão

É com pesar que Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG (SINDIFES) – comunica o falecimento de FERNANDO ROBERTO MARANHÃO DE ARAÚJO, Coordenador-Geral do SINTUFEPE (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Pernambuco) e Coordenador de Organização Sindical da FASUBRA, ocorrido neste domingo, 18 de abril de 2021, em Recife, Pernambuco, onde residia.

Fernando Maranhão foi um grande militante nas lutas políticas do movimento dos trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino. Atuou também no Partido dos Trabalhadores, na Central Única dos Trabalhadores e em diversos movimentos sociais, nos quais deixou sua marca de um valoroso lutador contra a desigualdade e a injustiça. Como dirigente sindical, era firme nas posições políticas, porém sempre educado e conciliador, disposto ao diálogo e um negociador nato. Mas, acima de tudo, Fernando se superava como companheiro e amigo, na sua alegria e bom humor constantes, no seu jeito generoso e solidário de ser e agir.

Como militante pelas causas sociais, ele deixou sua marca nas gestões da FASUBRA, tendo participado das lutas pelas conquistas históricas da Categoria, na defesa da universidade pública, da Carreira dos TAE, do SUS, da democracia. Como companheiro e amigo, tratava a todos e todas com respeito, carinho, afabilidade. Era alegre, irreverente, contador de casos da sua querida Recife, do carnaval que amava, e do Santa Cruz Futebol Clube, seu time do coração, sempre lembrado e defendido com paixão.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares e companheiros de Fernando Maranhão na UFPE e da FASUBRA Sindical. Agradecemos a ele pelo seu legado na defesa da educação pública, pela aprendizagem política que nos proporcionou, pela cumplicidade nos momentos difíceis e por nos ensinar que a luta, por mais árdua que seja, não precisa ser amarga, que a combatividade pode se dar de forma respeitosa, que a alegria deve permear todas as relações.

Por fim, agradecemos sinceramente a você, Fernando Maranhão, por ter lutado ombro a ombro, e pelo seu legado militante nas novas gerações: “Já podaram seu momentos, desviaram seu destino, seu sorriso de menino, quantas vezes se escondeu; mas renova-se a esperança, nova aurora a cada dia, e há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto…” (Milton Nascimento e Wagner Tiso)

Disponível em <https://sindifes.org.br/nota-de-falecimento-maria-do-carmo-de-oliveira-silva/> Acesso: 29/03/2024 às 09:49