Pela primeira vez, FASUBRA será coordenada por três mulheres

O XXIV Confasubra fez história! Além de ter sido um dos Congressos mais importantes da FASUBRA devido a atual conjuntura política brasileira, esta é a primeira vez que três mulheres são eleitas para a coordenação-geral da Federação.

As eleições da Direção Nacional e do novo Conselho Fiscal para o triênio 2023/2026 da FASUBRA foram realizadas no último domingo, 21 de maio, por meio de urnas eletrônicas, o que também é novidade. O processo, que ganhou ainda mais eficiência e transparência, ocorreu sem grandes percalços.

Com 359 votos, a Chapa 50, formada pelos grupos UNIR, Ressignificar e O Trabalho, saiu vitoriosa conquistando 10 coordenações, entre elas, a primeira coordenação-geral, que será ocupada por Cristina del Papa (coordenadora-geral do SINDIFES). As outras duas coordenações-gerais ficaram com Ivanilda Reis (SINTUR/RJ) e Loiva Chansis (ASSUFSM)

A força, a diversidade e o histórico de lutas das mulheres eleitas foi ressaltado por del Papa: “esta eleição colocou três mulheres na cabeça da FASUBRA: mulher negra, mulher branca e mulher LGBT. Três mulheres poderosas, guerreiras e que conseguiram chegar até aqui pelas suas histórias e pelo trabalho realizado em suas entidades de base”.

Ivanilda Reis destacou a representatividade de ter três mulheres em posição de liderança: “estarmos nessa coordenação é resultado da luta incansável que fazemos nas Universidades. Para nós, tudo é mais difícil em um país machista. Para mim, em especial, ser mulher negra e ocupar uma coordenação, tem um valor muito grande para toda Categoria e todas as mulheres”, completa.

Já Loiva Chansis lembrou que não há democracia sem a presença de mulheres: “essa foi uma vitória da democracia. Também conseguimos trazer a unidade nos pressupostos, que são autonomia sindical, defesa da Categoria, defesa da nossa carreira e paridade entre aposentados”.

A próxima Direção Nacional vai assumir a Federação a partir de 1º de junho. Em breve, será divulgada a composição completa da diretoria recém-eleita.

Disponível em <https://sindifes.org.br/fasubra-proxima-reuniao-da-mesa-especifica-e-temporaria-sobre-carreira-sera-no-dia-22-de-fevereiro/> Acesso: 08/05/2024 às 02:09