SINDIFES convoca Categoria para ato contra o sequestro do orçamento público que será realizado nesta quinta, às 12h, na UFMG!
O SINDIFES convoca a Categoria e toda a comunidade acadêmica para participar do Ato Contra o Sequestro do Orçamento Público Brasileiro pelo Mercado Financeiro, que será realizado na quinta-feira, 12 de dezembro, às 12h, no gramado da Reitoria da UFMG, localizado no campus Pampulha. A manifestação integra a agenda nacional de mobilização convocada pelas entidades sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.
Mobilize-se em defesa da Saúde e da Educação públicas e de qualidade!
Saúde e Educação de qualidade são direitos do povo brasileiro que dependem do orçamento público. O mercado financeiro, no entanto, está tentando inviabilizar o acesso do povo a esses direitos por meio de sua capacidade de elevar o preço do dólar e da política criminosa de juros altos imposta pelo bolsonarista, especulador financeiro, inimigo do povo e presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Com os juros altos, quase metade do orçamento público é utilizado para o pagamento dos juros da dívida pública brasileira.
Por outro lado, o presidente do Congresso Nacional Arthur Lira manteve a política criminosa das emendas impositivas ao orçamento, por meio das quais os aliados de Lira controlam grande parte das verbas discricionárias, que são todos os recursos que o governo federal poderia gastar para promover o desenvolvimento econômico do país. Essas são as verbas cujo empenho não está previsto por lei, como é o caso dos recursos para pagamento de pessoal e benefícios previdenciários.
Neste momento, a ameaça ao orçamento público pelos ataques especulativos ao dólar feitos pelo mercado financeiro e pela política de juros altos do Banco Central pode dificultar até o cumprimento dos Acordos de Greve realizados entre o governo federal e os servidores docentes e Técnico-Administrativos das universidades federais em 2024.
Não vamos permitir! Pelo cumprimento dos Acordos de Greve e pelo respeito ao financiamento das universidades federais! Mobilize-se. Se você for servidor-docente ou Técnico-Administrativo, informe-se com o seu Sindicato. Se você for estudante, discuta essa situação com a comunidade universitária e com a população em geral. Prepare-se para participar de atos e manifestações em defesa da universidade pública e de qualidade.
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-acorda-liberacao-dos-trabalhadores-da-enfermagem-para-a-paralisacao-em-defesa-do-piso-no-dia-21-de-setembro/> Acesso: 26/01/2025 às 12:39